Os investimentos do Governo do Rio de Janeiro com foco na sustentabilidade foram temas do encontro entre o governador Cláudio Castro e a XP Investimentos, nesta quinta-feira (19/01), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Representantes da corretora de valores brasileira se reuniram para discutir a importância do mercado para o crescimento socioeconômico fluminense.
“O Rio de Janeiro vive hoje um momento de desenvolvimento baseado na sustentabilidade. Dialogar com investidores preocupados com o tema é fundamental para avançarmos ainda mais nesse tipo de investimento, que é tendência mundial”, disse o governador.
Hoje, o Rio tem novas perspectivas em setores como a economia verde e a do mar. Segundo Castro, o governo está criando um ambiente de negócios favorável para capitanear parcerias e implantar políticas públicas para assegurar a atração de empresas de todo o mundo para o Estado do Rio de Janeiro.
O Estado do Rio é responsável por 83% da produção nacional de petróleo e 68% da de gás natural. A meta, de acordo com o secretário de Óleo, Gás e Energia, Hugo Leal, é transformar o Rio de Janeiro em um grande polo gerador de energia, referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.
“Elaboramos mapas sobre o potencial de geração de energia limpa para atração e implantação de projetos de energia renovável. Além dos benefícios ambientais, esse tipo de energia é barata e gera economia, empregos e renda para a população”, afirmou o secretário.
Segundo o sócio-diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, o Rio de Janeiro retomou sua credibilidade junto aos mais diferentes tipos de setores e tem sido um atrativo para investidores de todo o mundo.
“Acompanhamos os avanços do Estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos e fico surpreso de ver toda essa evolução, e tudo em pouco tempo. Por isso, agradeço a oportunidade de auxiliar o governo nos projetos futuros”, ressaltou Furlanetti.