Cineclube Buraco do Getúlio completa 18 anos com celebração em Nova Iguaçu

O Cineclube Buraco do Getúlio completa sua maioridade: são 18 anos de trajetória, marcados por uma diversificada programação cultural. Desde sua fundação em 2006, no tradicional Ananias Bar, em Nova Iguaçu, o Cineclube tem sido um farol de cultura, arte e entretenimento na Baixada Fluminense. 

A Sessão de Aniversário acontece no dia 13 de julho, às 20h, na Praça dos Direitos Humanos, com uma programação super especial para celebrar seus 18 anos de existência.

Serão exibidos 4 filmes: Bel das Letras, documentário investigativo que lança um olhar atento para os muros, faixas e cartazes da cidade de Belford Roxo, com direção de Josy Antunes; Joãosinho da Gomeia – O Rei do Candomblé, documentário que traz imagens de arquivos, músicas e performances que ressaltam o quanto ele ainda é importante para as religiões de matriz africana no Brasil, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra; Mitomania, filme que questiona a realidade composta pelas pequenas-grandes mentiras que enfrentamos e contamos rotineiramente, dirigido pelo Coletivo Ovo Frito no Asfalto; Cabeção, uma animação feita a partir do canvas que conta a história de um jovem soldado do tráfico que possui uma cabeça de gelo, um fuzil em sua mão e reflexões sobre sua vida enquanto faz um plantão em seu ponto, dirigido por Sandro Garcia. 

O evento contará com o show da banda Gente Estranha no Jardim, em uma homenagem aos Doces Bárbaros, além do seu repertório autoral. Com uma forte presença cênica moldada pelos seus integrantes, a maioria vindos do teatro, a banda foi considerada uma das mais interessantes pela Revista O Globo no verão de 2012.

Para completar a festa, a intervenção poética fica a cargo da Gênesis –  performer, atriz e especuladora do futuro, uma das organizadoras do Slam da Minas RJ. Para encerrar a noite, toda a animação do  DJ Ângelo Antonione, com um set cheio de vertentes do indie, rock e dance, misturando brasilidades, batidas quebradas e cheias de ginga.

Ao longo desses 18 anos, o Cineclube Buraco do Getúlio não se limitou apenas à exibição de filmes. Em suas sessões, os espectadores foram presenteados com uma variedade de expressões artísticas, incluindo exposições, performances, poesia, circo, grafite e teatro. Essa diversidade de atividades culturais tem sido a marca registrada do Buraco, que conseguiu mobilizar e fidelizar um público apaixonado e sedento por cultura. 

Foram 205 sessões com cerca de 615 filmes, 123 horas de exibição, 600 artistas que se apresentaram, 465 atrações musicais e um público estimado de 20.000 pessoas. “Completar 18 anos é um marco incrível para o Cineclube Buraco do Getúlio. Ao longo desse tempo, construímos um espaço de trocas e reflexão, onde todas as artes encontraram seu lugar. Este aniversário é uma celebração da potência cultural de toda a Baixada Fluminense”, disse Bion, produtor e fundador do Buraco. 

CINECLUBE BURACO DO GETÚLIO

Dia: 13 de julho, sábado

Horário: das 20h às 00h

Local: Praça dos Direitos Humanos

Endereço: s/n, Via Light – Centro, Nova Iguaçu. RJ

Entrada Franca

Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *