CEO da Comercial Milano Brasil, uma das maiores empresas de logística do Estado do Rio, Rose Frade Cavalieri está na disputa do Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a mulheres que se destacam na defesa dos direitos femininos e nas questões de gênero. A premiação acontece no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março.
Rose Frade Cavalieri teve seu nome indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Duque de Caxias, município onde fica a Milano. As práticas que ela implantou na empresa para valorizar a equidade de gênero e a liderança de mulheres em postos-chave foram decisivas para que fosse lembrada. A executiva vem implantando, desde sua chegada à empresa, em 2006, políticas que visam ao avanço da presença feminina em postos-chave.
“Atualmente, as mulheres ocupam quase 60% de todas as posições de diretoria, gerência e coordenação aqui na companhia”, lembra ela.
O Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, presidida pela deputada Enfermeira Rejane (PCdoB). Esta será a 19ª Edição do Prêmio, instituído pela Alerj em 2003. Todo ano, dez mulheres são agraciadas pela comissão avaliadora.
O nome do diploma é uma homenagem à educadora baiana Leolinda de Figueiredo Daltro, que lutou para que as mulheres tivessem o direito de votar, no início do século 19.Para Rose, que se diz entusiasta da presença cada vez maior de mulheres nas empresas, o prêmio é uma forma de reconhecimento a pessoas que atuam na melhoria da relação entre homem e mulher.
“Iniciativas como essas são importantíssimas, à medida que servem para distinguir, de certa forma, quem está em compasso com essa questão de gênero”, diz a executiva.