Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Meriti será reinaugurado

A Prefeitura de São João de Meriti atua no combate à violência contra a mulher, um problema crônico no Brasil. O trabalho é realizado por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, ligado à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial, que será reinaugurado nesta quinta-feira (04/04) às 17h. O equipamento funciona desde 2017 e realiza, em média, 50 atendimentos por mês.

O local é um ponto estratégico da política municipal de enfrentamento a esse tipo de violência. As mulheres que procuram o espaço encontram atendimento especializado e multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogas e advogadas. Além das demandas espontâneas, as equipes trabalham em parceria com a Secretária de Saúde, com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar do Fórum da cidade, com a DEAM, com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar e com a Guarda Municipal.Também são promovidas no CEAM atividades como oficinas, ações e cursos para as usuárias com o objetivo de fortalecê-las.

O CEAM foi totalmente revitalizado e ganhou uma sala para acolher as crianças enquanto a responsável passa pela triagem ou escuta.  O horário de funcionamento do equipamento é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O número de contato para envio de mensagens pelo WhatsApp é 2662-7626.

Números alarmantes

Em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foram presas 819 pessoas no Rio de Janeiro por praticar crimes em razão do gênero (os dados são da Operação Áustria do Ministério da Justiça e Segurança Pública). Só em São João de Meriti foram registrados 479 ocorrências na DEAM da cidade apenas no primeiro trimestre deste ano. Mudar essa triste realidade é um dever do poder público e de toda a sociedade. A Prefeitura de São João de Meriti está junto nessa luta.


SERVIÇO:

Data: 4 de abril
Horário: 17h
Local: Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Endereço: Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, 122 – Vilar dos Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *