Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Mario Marques é aprovado pela Câmara de Nova Iguaçu

Projeto de autoria do presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, foi aprovado em 1ª discussão na sessão desta terça-feira (17/05), criando o CPDOC-CMNI, Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Mario Marques da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. “Queremos que o Centro se torne referência para pesquisa da história do Poder Legislativo, que garanta a preservação, a difusão e o acesso da história política desta Casa, do município e da região”, afirmou Dudu.

O presidente explicou que Mario Marques, já falecido, foi o nome escolhido para o Centro por ele representar uma figura pública que sempre esteve além de seu tempo, com sete mandatos de vereador na cidade e com enorme bagagem deixada para todas as gerações.

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, às 10 horas, o plenário da Câmara vai abrigar figuras importantes da cultura para a realização de uma audiência pública que irá discutir o advento do Centro. O evento é aberto ao público. Na ocasião a família de Mário Marques será homenageada.

Durante a sessão de terça-feira foi aprovado, também em 1ª discussão, projeto do vereador Maninho de Cabuçu que inclui no calendário oficial da cidade o Dia do Vôo Livre Municipal, a ser comemorado no dia 6 de abril, data alusiva ao primeiro salto de asa delta, na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu.

Personalidades e agentes de segurança também foram homenageadas na sessão pelo vereador Maninho. São eles: Marvio Machado; Altair Ferreira; Afonso Filho; Carlos Moura; Gilson Carvalho; Mauricio Ribeiro; Givanildo dos Santos; 3º sgt André Alves; Cabo Rodrigo; 1º sgt Julio Cezar; Soldado Rafael Ribeiro; 3º sgt Emerson Ferreira; Cabo Telmo Fernandes; Pastor Jeferson de Melo; Sadraque Gomes; Edgard José; Jorge Faustino; Thiago Ferreira e Maria Lucimara.

34 ANOS DO SUSDudu Reina lembrou que o Sistema Único de Saúde – SUS completou nesta terça-feira, 34 anos de existência no Brasil. “É uma data para ser comemorada. Até 1984 só podia fazer uso da saúde pública as pessoas que tinham carteira assinada. O SUS universalizou o acesso à saúde. Muito ainda precisa ser feito, mas temos avançado na área. Viva o SUS”, comemorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *