A Prefeitura de Japeri, em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI+ Baixada II Japeri, promoveu nesta segunda-feira, (15/07), uma manhã de capacitação profissional para promoção do atendimento sensível e inclusivo da comunidade LGBTI+. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), em Engenheiro Pedreira e foi destinado aos profissionais, técnicos e administrativos, do setor público assistencial.
Com a função de informar e qualificar as práticas de atendimento dos profissionais da assistência social na temática da diversidade sexual e de gênero, e no respeito à cidadania, o evento contou com 35 participantes que fizeram a inscrição pelo aplicativo WhatsApp disponibilizado em grupos de organizações profissionais.
A liderança dos trabalhos foi realizada pela coordenadora, Ana Torres, que destacou a importância da adoção de práticas inclusivas não só no serviço público, mas, em todos os setores. “A adoção de novas práticas de atendimento é um caminho necessário não só no setor público, mas também no privado e da sociedade civil como um todo. Que bom que estamos percorrendo e avançando”, disse.
Para o diretor de Assistência Integral à Família e Benefícios Sociais, Wenderson da Silva, que ficou responsável pelas inscrições e organização do evento e fez questão de participar do treinamento, o foco na formação e orientação profissional dentro do cenário da diversidade vai possibilitar um melhor atendimento dessa população. “Essa formação vai garantir um atendimento de qualidade e acolhimento melhor à essa população. Nosso objetivo é que os profissionais entendam as especificidades da comunidade LGBTI em toda a sua conjuntura: sexo, condição sexual, identidade de gênero e o papel do gênero e realizem um atendimento acolhedor e com vistas a garantia de direitos. Assim, vamos aproximá-los e garantir o exercício da cidadania, por isso, fiz questão de participar para replicar em todas as esferas esses ensinamentos”, explicou.
O colorido LGBTI tomou conta do espaço e a mesa de abertura contou com o secretário de Assistência Social e Trabalho, André Luiz Moura, que destacou a importância da secretaria de assistência ser o primeiro local a receber a capacitação. “Somos porta de entrada da população LGBTI, estarmos preparados para esse acolhimento já facilita o diálogo e o estabelecimento de vínculo de confiança. Nossa escuta também é importante na formulação de novas políticas públicas”, disse o gestor que convidou os participantes a levarem os informativos e orientações sobre os direitos para os equipamentos.