O aplicativo Identidade Digital RJ, lançado em outubro de 2021 pelo Detran.RJ, alcançou a marca de 1,9 milhão de downloads neste mês de dezembro. Com ele, o cidadão pode baixar a versão digital da carteira de identidade no celular, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e validade em todo o território nacional. O app faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar a presença digital, reduzindo a burocracia e oferecendo mais comodidade na prestação de serviços públicos à população.
– A ampliação da oferta de aplicativos de serviços digitais pelos órgãos públicos faz parte do esforço do Governo do Estado para aumentar a eficiência e a transparência no atendimento ao cidadão. Lançamos o Programa RJ Digital, com objetivo de ter um estado com serviços 100% online para facilitar a vida dos fluminenses e a tomada de decisões pelos gestores – afirma o governador Cláudio Castro.
O aplicativo Identidade Digital RJ está disponível, de forma gratuita, nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS –, com o objetivo de facilitar a vida de quem precisa usar o documento no dia a dia. Do total de 1,9 milhão de downloads até agora, 1,54 milhão foram pelo Android e mais de 350 mil pelo IOS. O download não é obrigatório. Quem não quiser baixar a carteira digital pode continuar a usar apenas o documento impresso.
A identidade digital pode ser baixada por quem tem carteira impressa emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário pode baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code podem fazer a segunda via do documento nos postos do Detran.RJ e, depois, acessar o aplicativo.
– O objetivo do Governo do Estado é oferecer mais benefícios aos cidadãos fluminenses. Somos um dos pioneiros do país no lançamento da nova tecnologia. O Detran.RJ já oferece outros serviços pela internet, como a renovação e a segunda via simplificada da carteira de habilitação, através do Posto Digital, e o licenciamento anual de veículos 100% digital – diz o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
O diretor de Identificação Civil do Detran.RJ, Pedro Paulo Thompson, explica que, por medida de segurança, é necessário que o usuário, após cada período de 12 meses, refaça o processo de autenticação obrigatório da identidade digital. Além do QR Code, o sistema exige reconhecimento facial, prova de vida e cadastramento de PIN (senha de acesso).
Passo a passo para obter a identidade digital:
1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;
2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;
5- Criar senha numérica para login do aplicativo;
6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.
Perguntas e respostas sobre a nova Identidade Digital RJ:
1 – É obrigatório ter a carteira de identidade no telefone celular?
Não é obrigatório. Esta é apenas mais uma facilidade oferecida pelo Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, para quem não quer usar o documento físico, em papel. É uma réplica, em formato eletrônico, da carteira de identidade física, com todos os dados contidos nela.