O 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) conquistou, na última semana, a Certificação Mantrailing GBR Nível I com a cadela Akira. A qualificação aconteceu em Santana do Parnaíba (SP), durante o 5º módulo do Curso de Mantrailing e Formação de Instrutores, que contou ainda com a participação de três militares da corporação.
– A técnica de Mantrailing consiste na busca individualizada de uma vítima, a partir de itens com o seu odor, como roupas e utensílios. O treinamento habilita o animal a participar de buscas reais, inclusive as que envolvem indicações negativas, quando o cão aponta que a vítima deixou o local de busca, por exemplo, ao entrar em um veículo – afirmou o cabo Marco Aurélio do Santos Reis, condutor de Akira.
Para o tenente Djalma de Figueiredo Jr, chefe da Seção de Operações com Cães do 2º GSFMA, a certificação é uma vitória de todos os militares empenhados no aperfeiçoamento da atividade de busca com cães.
– Esse foi um grande passo conquistado, principalmente no tocante a ocorrências que envolvem pessoas perdidas em áreas de cobertura vegetal – disse.
Comandante do 2º GSFMA, o coronel Ramon Camilo destacou a importância da evolução das atividades de especializadas da corporação.
– O canil do CBMERJ vem investindo na nova técnica a fim de reforçar as operações de resgate e salvamento. O sucesso de hoje é fruto de muito trabalho, tendo sempre como objetivo final o melhor atendimento à população – ressaltou o oficial.