Segundo estudos do vereador Claudio Haja Luz, a pipa é o segundo esporte mais praticado em Nova Iguaçu, ficando atrás apenas do futebol. Para incentivar esta prática e diminuir o número de acidentes, oferecendo aos amantes da soltura de pipas locais adequados, Haja Luz apresentou projeto de lei, votado em 2ª discussão na sessão plenária desta terça-feira (18), que regulamenta o “pipódromo”: espaço específico para a prática da atividade esportiva, artística e de lazer.
“Nosso projeto indica que estes locais deverão estar localizados em área restrita, distantes de rodovias, redes e torres de energia elétrica. Tudo para garantir segurança para os praticantes e para a sociedade em geral”, explicou o vereador.
Projeto de autoria do vereador Alcemir Gomes, também aprovado em 2ª discussão, trata sobre as diretrizes de combate à violência obstétrica. A Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal deverá ser divulgada pelos estabelecimentos hospitalares públicos e privados, pelas unidades de saúde e pelos consultórios médicos especializados em obstetrícia, visando a proteção das gestantes e parturientes contra a violência obstétrica.
“A violência obstétrica é o conjunto de práticas que desrespeitam evidências científicas e se fundam na apropriação do corpo e processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais e instituições de saúde. A mulher precisa ter todas as informações sobre este tema”, disse Alcemir.
Doutor em Teoria Psicanalítica, com licenciatura em Filosofia, Psicologia, Sociologia e História, o professor Heitor Antonio da Silva irá receber o Título Honorífico de Cidadania Iguaçuana. A autoria da homenagem é do presidente da Câmara, Dudu Reina. O projeto de Decreto Legislativo foi aprovado, por unanimidade.
O vereador Maninho de Cabuçu concedeu moções de Aplausos e Congratulações a militares do 18º Batalhão de Polícia Militar e ao funcionário da UPA de Cabuçu José Carlos do Nascimento.