A Câmara Municipal de Nova Iguaçu sediou na última terça-feira (30/04), Dia da Baixada, o 1º Simpósio Temático para Inclusão de Pessoas com Deficiências Ocultas. Promovido pelo vereador Dr. Robertinho, o evento foi realizado com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão social de pessoas que possuem algum tipo de transtorno, evidenciando que elas são parte integrante da sociedade.
A mesa de debates contou com a participação de diversos especialistas no tema entre eles, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu (Comud), Sandro Iaina; da advogada especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dra Roberta Teixeira; do sociólogo integrante do Fórum Grita Baixada, Adriano Araújo; da Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde, Isabel Serra; e o neurocientista, Sidclei Barbalho.
Durante o simpósio, Dr. Robertinho citou a Lei nº 5.122 de 16 de outubro de 2023, de sua autoria, que insitui o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
“Essa lei foi um passo muito importante para a questão da inclusão. Muito importante estarmos aqui hoje debatendo esse assunto e dando voz para as pessoas que muitas vezes são invisibilizadas. Agradeço a presença de todos”, destacou o vereador.