Teve início na manhã de hoje (20/02) as sessões plenárias do ano de 2024 da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Na pauta de votações diversas mensagens do Executivo foram discutidas e aprovadas. Nos discursos dos vereadores ânimos revigorados para mais um ano de trabalho, com extensa relação de ações voltadas para o desenvolvimento da cidade.
Entre os projetos aprovados, destacam-se:
– A instituição do Plano Local de Habitação de Interesse Social. O Plano define os princípios, diretrizes, estratégias e instrumentos de planejamento e implementação das ações da política municipal de habitação. Direcionar ações para a redução das necessidades habitacionais irá contribuir para a diminuição das desigualdades sociais, além de promover o acesso aos direitos básicos do cidadão e a ocupação igualitária e sustentável do território urbano.
– Disposição sobre normas para a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações. As normas expedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) serão adotadas.
– Para o fortalecimento da Autarquia Previdenciária, dotar o Previni (Instituto de Previdência dos Servidores de Nova Iguaçu) dos instrumentos cabíveis para o desempenho de suas atividades constitucionais, de maneira que o mesmo esteja aparelhado com equipamentos e pessoal de qualidade.
Infelizmente, os serviços prestados pela empresa Águas do Rio foram duramente criticados pelos vereadores. “Já estamos tomando as medidas cabíveis para responsabilizar esta concessionária”, afirmou o vereador Claudio Haja Luz.
O presidente Dudu Reina agradeceu a presença de todos, com votos de um ano de grandes realizações. O presidente da Executiva do Partido Progressista (PP) em Nova Iguaçu, o também ex-presidente da CMNI, no ano de 1983, Luiz Antônio Teixeira, esteve presente à sessão.