Os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram, nesta manhã (12/11), o Programa de Acompanhamento Integral para Alunos com o Transtorno Opositivo Desafiador – TOD, na rede municipal de educação. De autoria do vereador Vaguinho Neguinho, o projeto de lei consiste no apoio educacional e terapêutico para o desenvolvimento das atividades escolares, propiciando o acesso ao ensino de forma equânime e inclusiva.
– As crianças com transtorno desafiador opositivo são teimosas, difíceis, desobedientes e irritáveis, sem ser fisicamente agressivas e não violarem os direitos alheios. Elas precisam de cuidados especiais no ambiente escolar, um ambiente que seja acolhedor e que saiba lidar com este transtorno – explicou o vereador.
Caberá ao Poder Executivo promover o acesso a curso de capacitação para os profissionais da educação, visando o aperfeiçoamento profissional e a elucidação dos melhores aspectos e métodos de ensino. O projeto foi aprovado em 2ª e última votação e seguirá para a sanção do prefeito Rogerio Lisboa.
Esporte Em Alta: O vereador Dr. Marcio Guerreiro, que presidiu a sessão ordinária, lembrou que ontem (11) foi publicado no Diário Oficial da cidade a lista de 64 atletas contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, cujo objetivo é dar auxílio financeiro a atletas e paratletas para a participação em competições nacionais e internacionais. Natação, atletismo, vôlei, judô, ginástica rítmica, handebol estão entre as modalidades agraciadas. Durante a homenagem que fez à iguaçuana Maria Eduarda Andrade, de 16 anos, campeã de competições de hipismo, Dr. Marcio afirmou que irá conversar com a Secretaria de Esportes para que a prática do hipismo seja estimulada em Nova Iguaçu, com a criação de escolas para o esporte. Duda recebeu um Moção de Congratulações e Aplausos.
Profissionais de diversas áreas de atuação também foram homenageados na sessão de hoje. Pelo vereador Mauricio Morais:
– pastor Moises Crisóstenes, da Igreja Vida Nova de Cabuçu,
– Gledson José Silva, protético,
– Vitor de Melo Vieira, supervisor de futebol do Nova Iguaçu Futebol Clube,
– cabo PM Marcos de Souza, do 20º Batalhão,
– Gustavo Jorge Cesar, estudante de Direito, e
– Coronel PM Celso Jorge Lydias.
Os homenageados do vereador Maninho de Cabuçu:
– Adriano Rodrigues, professor,
– Marcos Aurélio da Silva, pintor,
– Luciano Lima dos Santos, auxiliar administrativo,
– Luciano da Silva, líder comunitário,
– Willian Ferreira, assessor da Codeni,
– Wallace de Souza, líder comunitário,
– João Pedro, marinheiro, e
– Wallace Martins dos Santos, suboficial da Marinha.
O vereador Dr. Robertinho entregou uma Moção de Congratulações a João Marcelo Alves, treinador de Boxe.