Com um vasto currículo na gestão pública, Dra. Juliana Kryssia Lopes Maia foi sabatinada pelos vereadores de Nova Iguaçu, na manhã desta terça-feira (29), e sua indicação foi aprovada, por unanimidade, para a diretoria administrativa-financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (PREVINI). Com mais de 11 mil segurados, entre ativos, aposentados e pensionistas, o Instituto tem uma arrecadação de R$ 12 milhões/mês, o que ainda provoca um déficit financeiro, diferença que é coberta pelo município.
“Meus planos de ação vão ao encontro de ações que possam equacionar este déficit atuarial. Estamos no nível 3 de Certificação, um dos maiores em todo Estado do Rio (o máximo é 4), concedido pelo Programa Pró-Gestão do Governo Federal. Iremos chegar ao 4, com toda certeza. Este programa organiza, orienta e fiscaliza o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). Seguimos a lei à risca e nossa atuação é no sentindo de construir um Instituto transparente e totalmente confiável”, afirmou Juliana.
Um breve currículo da Dra. Juliana: doutoranda em Direito, é mestre em Direito, especialista em Direito Civil e Processual. Professora universitária, atuou como procuradora geral da cidade de Japeri, assessora jurídica das cidades de Vassouras, São João de Meriti e Mesquita. No período 2005/2007 foi procuradora geral da Câmara de Mesquita.
A presidente do Previni, Jailce Perrut, e a procuradora chefe, Hellen Oliveira, estiverem presentes à sabatina. O presidente da CMNI, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, parabenizou Dra. Juliana Kryssia e desejou boa sorte em sua nova trajetória.
Ainda durante a sessão plenária, três projetos de lei foram aprovados em 1ª discussão:
– Veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha (autoria dos vereadores Jeferson Ramos e Vaguinho Naguinho).
– Veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei do Feminicídio (texto dos vereadores Jeferson Ramos e Vaguinho Neguinho).
– Denomina como Praça Joaquim Dias Monteiro/Guarabira, a praça conhecida como Praça São Lázaro, situada no bairro Caioba (PL do presidente Dudu Reina).
A Câmara recebeu, ainda, a visitação dos alunos do Instituto Educacional Jomaver. Na faixa etária dos 14 aos 17 anos, os estudantes acompanharam a realização da sessão e depois visitaram as dependências da Casa.
Fechando a sessão, o vereador Felipinho Ravis realizou três homenagens:
1 – Paula Cardoso, Miss Brasil HispanoAmérica, moradora de Nova Iguaçu, e que em 2023 vai concorrer ao Miss HispanoAmérica Internacional, recebeu uma Moção de Aplausos.
2 – Rafael Lopes, professor universitário, homenageado com uma Moção de Congratulações por ser destaque na educação.
3 – Major PM Roberto Ouverney Valentes, subcomandante do 20º BPM, recebeu o Título de Cidadania Iguaçuana.