Depois de adotar medidas restritivas ao funcionamento do comércio – só os serviços essenciais podem abrir – para combater o avanço do Covid-19, a Prefeitura de Belford Roxo publicou o decreto nº 4.886 determinando a utilização de máscaras pelos colaboradores de estabelecimentos abertos ao público no âmbito do município, enquanto perdurarem as medidas para enfrentamento e combate da disseminação da doença. Já para os transportes públicos e repartições públicas, o uso de máscaras é obrigatório. A medida passa a valer a partir de quarta-feira (29).
Belford Roxo tem atualmente registrada 265 notificações de coronavírus, sendo que 54 casos estão em análise, 142 confirmados, 61 descartados e 8 óbitos.
O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, destaca que o uso de máscara é fundamental, pois muitas pessoas estão circulando nas ruas e fazendo filas em bancos e lotéricas sem nenhum tipo de proteção. “Essas medidas são importantes para que a população pense na necessidade de banirmos esta doença. A conscientização é importante e por isso peço que evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e usem álcool em gel sempre”, finalizou Waguinho.
De acordo com o decreto, fica considerado obrigatório o uso de máscara facial durante o deslocamento de pessoas nos meios de transporte público ou privado de passageiros. As repartições públicas e autarquias municipais também seguirão essas mesmas medidas de obrigatoriedade. A Prefeitura pede ainda que as pessoas usem máscaras em seus deslocamentos pelas ruas.
A comerciante Alcilene Honorato da Silva, 40 anos, gostou das medidas adotadas pela Prefeitura, que segundo ela, são fundamentais para ajudar a combater a propagação do Coronavírus. “É uma forma de nos proteger e também quem está ao nosso redor, pois muitas pessoas estão no grupo de risco. Essa conscientização e o uso de máscaras só trarão benefícios” , concluiu.