Belford Roxo ganha Complexo da Cidadania

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes e o prefeito Márcio Canella inauguraram o local que irá oferecer uma série de serviços gratuitos para a população da Baixada Fluminense

O Governo do Estado e a Prefeitura de Belford Roxo inauguraram, nesta quarta-feira (09/04), o Complexo de Cidadania, no prédio anexo ao Restaurante do Povo do município. O local irá funcionar em parceria com a Prefeitura e disponibilizará programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que incluem núcleos do NAVIR (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa), Programa Rio Sem LGBTFOBIA, NAFFAD (Núcleo de Atendimento ao Familiar Desaparecidos e Documentação), programa Empoderadas, de enfrentamento à violência contra a mulher, e uma sala de apoio para a Subsecretaria da Criança e do Adolescente.

“Estamos muito felizes de levar para Belford Roxo um modelo de Complexo de Cidadania que já é um sucesso em Duque de Caxias. São serviços essenciais das nossas equipes, para diferentes públicos e demandas, que vão assegurar cada vez mais a dignidade, capacitação e proteção da população”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

O funcionamento da nova unidade em Belford Roxo será possível porque o Governo do Estado irá ceder a equipe técnica que fará o atendimento, enquanto a Prefeitura está disponibilizando toda a estrutura do espaço, que foi reformado e climatizado, para melhor atender à população.

“Gostaria de agradecer a essa grande secretária de Estado, Rosangela Gomes, por estar sempre ajudando ao nosso município de Belford Roxo com emendas e recursos. Trouxe o Restaurante Popular e agora esse Complexo da Cidadania com diversos serviços para população, como o programa de combate à LGBTIfobia, Empoderadas, Documentação Básica e Igualdade Religiosa. Aos poucos estamos retornando com os serviços essenciais e trazendo mais dignidade à população”, disse o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella.

Serviços vão garantir atendimento de excelência para população de Belford Roxo

O Complexo de Cidadania está localizado na Avenida Floripes da Rocha, 38, no centro de Belford Roxo, no prédio anexo ao Restaurante do Povo. O local, que irá ofertar diferentes serviços do Estado, irá funcionar com o mesmo modelo adotado em Duque de Caxias, que tem uma média mensal de 1.700 atendimentos.

Subsecretaria da Criança e do Adolescente
Entre os serviços ofertados no Complexo está a criação de uma sala de apoio onde será feita a capacitação de profissionais do município no atendimento de Escuta Especializada para as crianças e adolescentes. Técnicos do Governo do Estado treinarão as equipes multidisciplinares municipais compostas por profissionais da educação e da assistência social.

A escuta especializada é um mecanismo de proteção de crianças e adolescentes com objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima.  A iniciativa consiste em um procedimento de entrevista sobre possíveis situações de violência, feita por um profissional especializado da rede de proteção, em local acolhedor e com privacidade onde crianças e adolescentes assistidos tenham sua identidade e intimidade preservadas.

Rio Sem LGBTIfobia
O Programa atua para combater a discriminação, violência de gênero e para promover a cidadania dessa população no estado, respeitando as especificidades desses grupos populacionais, trabalhando para disseminar informações sobre direitos, defesa e garantia, bem como em ações de educação e cultura para a formação dos valores de cidadania. Realiza atendimentos com equipes interdisciplinares, formadas por assistentes sociais, psicólogas e advogadas, dando todo suporte necessário para a população LGBTI+.

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa – NAVIR
O núcleo de atendimento às vítimas de intolerância religiosa (NAVIR) atua como porta de entrada institucional para o acompanhamento dos casos de violações ocasionadas por discriminação, intolerância ou racismo religioso. São espaços de informações, acolhimento e mobilização voltados para combater a intolerância religiosa.

Núcleo de Atendimento aos Familiares de Desaparecidos e Documentação – NAFADD
O Núcleo é um canal de atendimento especializado às pessoas que sofreram violações de direitos humanos e garantia de acesso a direitos sociais, tais como orientação jurídica, psicológica e serviço social, especificamente no que diz respeito ao desaparecimento de pessoas e na ampliação do acesso à documentação básica.

Empoderadas
A estrutura do programa é composta por profissionais preparados para a escuta ativa e acolhimento de mulheres vítimas de violência, com uma rede multidisciplinar de acolhimento, oferecendo apoio em todas as esferas (social, jurídica e psicológica). O Empoderadas promove cursos profissionalizantes, visando fornecer ferramentas necessárias para que elas possam conquistar a independência financeira. No local serão oferecidas aulas práticas de desvencilhamento da violência e também cursos de capacitação profissional para mulheres.

Comitê do Sub-registro Civil
Atua para fornecer às famílias acesso à documentação básica bem como no acompanhamento desses indivíduos e famílias em conjunto com os equipamentos da assistência social de forma intersetorial.

Foto: Gil Soares/Sedsodh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *