A famosa “batata de Marechal Hermes”, na Zona Norte da capital fluminense, agora é patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 9.692/22, publicada nesta segunda-feira (23/05) no Diário Oficial, que dá o título ao espaço.
“Há anos o local já é referência para cariocas e turistas. Quem nunca passou nas barracas que vendem a batata frita mais famosa do Rio? A lei que sancionei nada mais é do que um reconhecimento a todos aqueles comerciantes que movimentam o local. Parabenizo ainda o precursor desse negócio, o Ademar. Literalmente dá gosto de ver o sucesso que o empreendimento se tornou no nosso estado”, declarou Cláudio Castro.
Próximo à saída da estação de trem do bairro, o negócio começou há mais de 30 anos por iniciativa do comerciante Ademar de Barros Moreira e se tornou um fenômeno. O produto é vendido com frango a passarinho, queijo cheddar, linguiça calabresa e virou um verdadeiro sucesso.
O empreendimento deu tão certo que inspirou outros comerciantes da região: hoje, o espaço concentra diversas barracas que vendem a popular batata. O local, inclusive, virou ponto de referência de venda no bairro e, claro, na cidade do Rio.
De acordo com a Lei, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá apoiar as iniciativas que visem à valorização e divulgação da Batata de Marechal Hermes.