A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros será a atração, nesta quinta-feira (5), do Projeto “Alerj ao Pôr do Sol”. Comemorando 123 anos de criação, o principal grupo musical da corporação apresentará nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, um repertório eclético misturando clássicos eruditos a canções populares.
Com regência do major Aurimar Bento – maestro titular da Banda Sinfônica – 27 músicos, todos eles bombeiros militares, prometem um show divertido e alegre, para se ouvir e dançar. O repertório inclui desde o tema do filme “Os incríveis”, passando por canções de musicais como West Side Story e sucessos da MPB. O destaque será a apresentação de músicas de ex-integrantes da banda, como o fundador Anacleto de Medeiros, Ducilando Pereira e Artur Barreiros.
A Banda Sinfônica dos Bombeiros é uma instituição cultural do Estado do Rio. Sua origem remonta a 1896 quando o então comandante dos Bombeiros, tenente-coronel Eugênio Rodrigues Jardim, solicitou ao Governo Federal autorização para criar uma banda de música, atendendo a um antigo desejo de Oficiais e Praças da Corporação. O Maestro Anacleto Augusto de Medeiros, que era compositor, professor e regente, formado em clarineta pelo conservatório Nacional de Música, foi convidado para organizar e dirigir o novo conjunto musical.
Serviço:
“Alerj ao Pôr do Sol”
Apresentação da Banda Sinfônica dos Bombeiros
Data: 5/12 às 17h30
Local: Escadaria do Palácio Tiradentes
Rua: Primeiro de Março S/N