A Baixada Fluminense garantiu representatividade no Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio de Janeiro (CONSPERJ). A eleição, que garantiu uma vaga na entidade para Jayme Soares, do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Nova Iguaçu, foi realizada no último dia 28, durante o I Fórum Permanente dos Conselhos Comunitários de Segurança, realizado no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, Centro do Rio. Foram eleitos ainda mais dois representantes: Maria João Bastos, do CCS Centro Histórico-Lapa e Elizabeth Barboza, do CCS de Teresópolis.
“Essa vitória é de toda a Baixada, que em sua grande maioria se uniu para apoiar a candidatura do CCS de Nova Iguaçu. Serão dois anos de muito trabalho pela frente com o objetivo claro de dar vez e voz às demandas da nossa região, sem esquecer de pensar macro e em favor de todo o estado, construindo em conjunto, de forma coletiva e dialogando bastante”, destacou Jayme.
O governador Cláudio Castro também participou do fórum e anunciou a entrega de 70 notebooks – um para cada Conselho Comunitário de Segurança ativo. Além das palestras que envolveram temas como perturbação de sossego, inovação tecnológica e violência contra a mulher, também foi lançado o novo aplicativo 190RJ, que passou a ter mais funcionalidades para facilitar a vida do cidadão e agilizar o atendimento do Serviço de Emergência da Polícia Militar.
“Vivemos um novo tempo no Rio de Janeiro em relação à segurança pública, em que temos orgulho do trabalho realizado pelas polícias do nosso Estado. E os Conselhos Comunitários de Segurança são fundamentais nesse processo, priorizando o diálogo, que é peça chave no nosso governo. Sabemos que ainda temos grandes desafios pela frente e a segurança pública não se faz somente com as polícias, que é apenas um elo do sistema. Nenhum de nós faz nada sozinho”, destacou Cláudio Castro.
A diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz, que coordena os CCSc, também falou da importância do Fórum e dos conselhos para o engajamento da segurança pública.
“Como o governador Cláudio Castro já destacou, somos o governo do diálogo e é justamente esse o compromisso que os conselheiros exercitam em todas as reuniões, que ocorrem periodicamente. Hoje, temos o maior número de conselhos existentes na história do nosso Estado”, disse Marcela Ortiz.
Novas funções do aplicativo 190RJ
Criado para tornar mais ágil o atendimento do Serviço de Emergência da Polícia Militar, o aplicativo 190RJ ganhou novas funcionalidades. Uma delas é que o registro de pessoas e pets desaparecidos irão chegar em tempo real aos usuários do aplicativo, permitindo ações colaborativas e expandindo o alcance das ações.
Novos tipos de chamados para o 190 foram acrescentados, como roubo a residências e estabelecimentos comerciais, acidentes de trânsito, crimes de ódio e intolerância religiosa.
Também poderá ser feito um pré-cadastro de veículos para acionamento mais rápido do 190 e enviadas notificações de crimes em locais a serem evitados pelos cidadãos.