Mais de 100 profissionais da Águas do Rio participaram de uma força-tarefa para realizar, na semana passada, 24 obras em quatro cidades da Baixada Fluminense – Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti. As intervenções, de acordo com técnicos da concessionária, foram importantes para melhorar o abastecimento de água para mais de 370 mil moradores.
“Durante a manutenção anual preventiva do Sistema Guandu, feita pela Cedae na última terça-feira (dia 5), desenvolvemos roteiros para que nossas equipes atuassem, simultaneamente, na recuperação, cuidados e substituição das máquinas. Nosso objetivo foi realizar todos os serviços dentro do tempo estipulado para garantir um melhor abastecimento a todos os nossos clientes”, explicou o gerente operacional Leonardo Canto.
Em Nova Iguaçu, a principal intervenção foi a manutenção da tubulação da Nova Adutora da Baixada Fluminense (NABF). Na cidade também foram realizados reparos em ventosas (válvulas que eliminam o ar das redes de distribuição), troca de registros, reparos nos boosters (sistemas de bombeamento) Austin/Queimados e Cabuçu Alto, além da inspeção no Reservatório Marapicu, o principal do Sistema Guandu.
Em Duque de Caxias, o principal serviço foi o de instalação de registros para a interligação (junção de tubulações) na Avenida Winston Churchill, no Parque Centenário. O objetivo foi melhorar o abastecimento da região do Centro da cidade, beneficiando milhares de moradores.
“No bairro Olavo Bilac, a Águas do Rio havia feito, anteriormente, a implantação de um booster. Agora, foi possível realizar uma interligação de tubulações para melhorar o abastecimento da região. No bairro Itatiaia, instalamos um registro de grandes dimensões para reduzir a área impactada em caso de paradas do sistema”, explicou Janine Cunha, coordenadora de Operações da companhia.
Em Belford Roxo, a substituição de um registro na rede de distribuição de água da Av. Automóvel Clube, no bairro Bom Pastor, irá garantir que o abastecimento da região ocorra em setores, permitindo interrupções pontuais do fornecimento diante da necessidade de intervenções no sistema. Em São João de Meriti, os técnicos realizaram a instalação de válvulas e a substituição de equipamentos e registros, o que vai auxiliar no abastecimento de água nos bairros Jardim Metrópole, Centro, Jardim Meriti e Vila Rosali.