Vinte e dois alunos participaram da aula inaugural do curso de Logística, promovido pela Prefeitura de Japeri em uma parceria com a FIRJAN /SENAI, na manhã desta segunda-feira, (24). As atividades acontecerão durante três meses na Escola Municipal Ary Schiavo. Outro grupo inicia a formação nesta terça-feira, (25), na Escola Municipal Bernardino de Melo.
O curso profissionalizante veio para a cidade por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic). As aulas acontecem em dois turnos, pela manhã das 8h às 12h, na Ary Schiavo e das 13h às 17h, na Escola Municipal Bernardino de Melo.
A formação é destinada a alunos que possuem o ensino fundamental e com idade a partir de 18 anos. A iniciativa visa atender aos moradores da cidade de Japeri de forma gratuita e profissionalizante.
O curso de logística possui carga horária de 180 horas, com duração de três meses e tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar na área operacional dentro das empresas da cidade. A capacitação é responsável pela área de transporte, armazenamento e distribuição de produtos e mercadorias.
As aulas são ministradas pela professora Lorene Santos. “O curso é uma excelente oportunidade para capacitar não só os jovens, mas todos aqueles que queiram se qualificar. Aqui temos alunos com mais de 50 anos que estão em busca de uma formação para colocar no seu currículo”, disse.
Segundo o titular da pasta da Semdic, Luciano de Oliveira, os cursos chegaram na cidade para combater o desemprego. “A minha função é acabar com o desemprego na nossa cidade. Com este curso muitas pessoas vão ter a oportunidade de ter uma profissão e acima de tudo, conseguir uma oportunidade de trabalho. Quero perseverança de todos, que comecem e terminem”, salientou.
Curso profissionalizante
A empreendedora Raquel Noberto dos Santos Carneiro, de 54 anos, está aproveitando bem as oportunidades. Moradora do Centro de Japeri, se formou como assistente administrativa na quinta-feira,20, e já está de volta à sala de aula. Ela vende cosméticos em sua residência. “Fiz o curso de contabilidade, assistente administrativo e agora este. A professora é excelente, muito paciente. Estou gostando muito e indico para outras pessoas”, contou.
Já a dona de casa, Maria Cristiane, de 46 anos, disse que a formação é um caminho para conseguir uma vaga de emprego. “Estou parada há um tempo e estou aqui para agregar este curso no meu currículo”, declarou a moradora do bairro Chacrinha.