Começa no próximo domingo, 04 de agosto, e segue até dia 11, a 21ª edição do Festival EncontrArte Teatro. O evento, com entrada gratuita, será realizado nos palcos do Teatro Sylvio Monteiro, no Teatro Sesc Nova Iguaçu e no CÉU Jardim Paraíso, todos em Nova Iguaçu.
No domingo (04), o espetáculo infantil “Maria e Os Insetos” estará no palco do Sesc Nova Iguaçu às 16 horas levando a história de uma mulher que decide explorar sozinha florestas tropicais no Suriname durante o Século XVII. Na segunda (05) o espetáculo “Morre Uma Estrela” leva a história da morte de uma estrela de Hollywood em 1955 e o impacto na jovem atriz Liz Grayson. Nas investigações aparece o detetive avoado que descobre o lado ruim da fama no cinema. Será às 19 horas no Teatro Sylvio Monteiro.
Na terça (06) será a vez da peça “Bagunça”, do Grupo Roda Gigante, no Teatro Sesc Nova Iguaçu, às 10 horas com as aventuras dos palhaços Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício. Ainda na terça, o espetáculo “A Fronteira”, também no Teatro do Sesc Nova Iguaçu, às 19 horas contando a história de dois irmãos nascidos em uma favela carioca vivendo no limiar de cruzarem a fronteira entre o bem e o mal.
Na quarta (07), a montagem de “La Mágica”, às 10 horas, e “Até (a)onde vão suas raízes”, às 19 horas, estarão no palco do Sesc Nova Iguaçu. Já na quinta (08), o espetáculo “Nossa Senhora do Bom Humor” entra no palco do Teatro Sylvio Monteiro às 15 horas. Nesse espetáculo do Grupo Casa Torta, Sólulu precisa levar a imagem título da peça para a vizinhança fazer pedidos. A peça “Três Irmãos”, da Cia. Cerne e vencedora do Prêmio Shell 2023, apresenta a leitura de um mergulho no último romance de Jorge Amado, “Seara Vermelha”. “Três Irmãos” leva para os palcos a história de uma família expulsa de suas terras e a trajetória a pé até São Paulo enfrentando mortes, doenças e tantas outras penúrias. Será encenado no Teatro Sylvio Monteiro, às 19 horas.
Sexta (09), o espetáculo “Perfídia”, às 15 horas, no CÉU Jardim Paraíso, conta a história “A Voz da Cidade” no estilo rádio/teatro. Sábado (10) a peça “Raios de Sol”, do Grupo OBA, estará também no CÉU Jardim Paraíso às 15 horas contando a história dos dois últimos palhaços sobreviventes do mundo em meio ao lixo e iniciando uma aventura pela reconstrução da humanidade.
Seguindo a tradição de homenagens a cada edição, em 2024 os celebrados serão o ator e produtor Felipe Villela, criador da produtora Villelarte, e o ator, produtor e palhaço Fabio Mateus (In Memoriam), um dos visionários fundadores e realizadores do EncontrArte, falecido em 2023. A cerimônia de encerramento ocorrerá no domingo (11), às 19 horas, no Teatro Sylvio Monteiro e será dedicada a todos os participantes do 21º Festival EncontrArte Teatro.
O evento tem patrocínio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, da Secretaria Municipal de Cultura, da FENIG, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Mais detalhes e informações estão disponíveis através do endereço www.encontrarte.com.br