A população de Mesquita tem motivos para se orgulhar: o mesquitense Marcelino Lages é um dos integrantes da delegação brasileira nas Olimpíadas Especiais de Berlim, que acontecem desde o dia 17 de junho na capital alemã.
O paratleta, de 29 anos, tem paralisia cerebral e é aluno da Escola Municipal Professor Marcos Gil, unidade de educação especial do município. Antes de viajar para Berlim com a delegação, Marcelino recebeu um treinamento específico na Vila Olímpica Municipal. Mas a preparação para o mundial começou em 2018, quando o mesquitense conquistou a vaga.
“Estamos muito felizes só pelo fato do Marcelino ter ido, isso já é um grande resultado. Uma experiência que, sem dúvidas, marca a história dele e mostra que é possível avançar e realizar seus sonhos”, frisa Kléber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.
A competição vai até o dia 25 de junho e conta com 150 países. São 7.000 atletas em 26 modalidades. Dentre as provas de atletismo, Marcelino vai disputar salto em distância, revezamento 4×100 e os 400m. Nesta semana, o mesquitense está na etapa de qualificação dos saltos. A torcida, no entanto, é grande e o incentivo por parte da equipe mostra o orgulho da participação de Marcelino na competição.
“Como professora do Marcelino, acompanhei toda a sua trajetória até chegar em uma olimpíada mundial especial. Me sinto extremamente realizada enquanto profissional e muito orgulhosa pelo seu empenho e dedicação”, conta Miriam Zaparolli, professora de Educação Física da Escola Municipal Professor Marcos Gil.