“Minha primeira vez na Mega. Eu realizo um sonho, estou orgulhosa”, disse Viviane Maria de Souza, uma das 84 artesãs da caravana da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), que participaram nesta quinta-feira (27), de um dos maiores eventos do setor na América Latina, a Mega Artesanal, no centro de eventos Expo São Paulo, na capital paulista. A Caravana da Fenig, na Mega Artesanal, integra uma das muitas ações do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu.
“Estou aqui para aprender novas técnicas e adquirir matérias-primas”, contou Ellen Narciso, que participa pela segunda vez da Mega. As participantes, além de aproveitarem para conferir as novidades em matérias primas para a confecção de seus produtos, adquiriram materiais e participaram de oficinas diversas como macramê, decoupage, pintura, confecção de bijuterias, costura criativa, entre outras. Elas exaltaram a troca de conhecimentos com artesãs de outros estados, num intercâmbio importante para o crescimento e comercialização de seus trabalhos.
Mãe e filha, Alice e Carolina Boaventura, cadastradas no Programa Municipal, viveram experiências muito especiais no evento. Assim que chegou, Carolina, aos 19 anos, destacou em sua estreia na Mega: “Já tenho oficinas para fazer”. Alice destacou a oportunidade de ter esse aprimoramento no trabalho em costura criativa e conhecer novas formas de artesanato.
A Mega Artesanal reúne mais de 400 estandes com demonstrações não só de técnicas do artesanato e das artes manuais como também de ferramentas e produtos, em quatro dias de evento.