“Para essa série homenageio os 190 anos de Nova Iguaçu usando o pigmento terroso, decantado, coado ou peneirado para fazer a pintura. Há 20 anos uso essa técnica: tinta acrílica, resina acrílica e terra de Nova Iguaçu na tela”, destaca o artista plástico Orlando Rafael para explicar a riqueza das cores que impressionam pela autenticidade e beleza de seus quadros. Essa originalidade estará na exposição “O valor da terra de Iguassú”, a partir desta terça-feira (11) até o dia 2 de junho, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Artes Fenig, localizada na rua Governador Portela, 812, 2º andar, no Centro de Nova Iguaçu. A entrada é de 9h as 16h30 e gratuita. A Fenig, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, é um órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu, dedicado à realização de projetos e ações para o desenvolvimento humano, social e econômico da população da cidade.
Nascido no Rio de Janeiro, em Vila Isabel, em 1950, Orlando veio para Nova Iguaçu no início da década de 1970 quando recebeu um convite de trabalho. Depois de passar um tempo morando fora do país, ele retornou e fixou residência no bairro Alvorada.
“Expor em Nova Iguaçu é uma relação de muita afetividade. Meus filhos e netos são de Nova Iguaçu e têm muito orgulho de mim e da minha arte”, conta Orlando. “Desde 1980 eu fazia painéis urbanos reciclando grafite para transformar os muros em paisagens mais artísticas, construtivas e contemporâneas”, relembra o pintor.
Orlando Rafael estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e foi aluno do professor Edson Motta, da Escola Nacional de Belas Artes. Esses estudos o transformaram num pensador das obras pictóricas e essa série de exposições, que começa agora na Galeria de Artes Fenig, terá mais dois momentos especiais com outras obras do artista. Em maio, ele abre a mostra “Dialogue com o seu futuro”, no Cultural Alvorada Peniel Nova Iguaçu, na rua Nestor Marins, 134, no Jardim Alvorada, e outra “Nova Iguaçu solo fértil”, com pinturas, objetos e relíquias, no Top Via Studio BR, na Praça Antônia Flores, número 11, quarto andar, no Centro de Nova Iguaçu. Todas com entrada gratuita.