O advogado Vinicius Carballo de Souza Ribeiro é o novo diretor administrativo-financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previni). Ele foi sabatinado pelos vereadores nesta quarta-feira (11/10), e a indicação do seu nome foi aprovada.
Vinicius respondeu às perguntas dos parlamentares e pontuou questões importantes sobre o Instituto:
– Atualmente os servidores contribuem com a alíquota de 14% para o Previni, e a prefeitura com 28%.
– O Instituto conta com 6.820 segurados ativos, 3.577 aposentados e 1.019 pensionistas.
– O valor total gasto com o pagamento de aposentadorias e pensões gira em torno de R$ 16 milhões por mês.
– Com uma arrecadação em torno de um pouco mais de R$ 8 milhões, o Previni opera em déficit financeiro, sendo coberto pelo tesouro nacional.
Questionado pelo presidente da CMNI, Dudu Reina, sobre os planos do diretor para gerir o Instituto de Previdência, ele respondeu que irá equacionar o déficit, propor medidas legislativas para acertar as contas, investir em programas assistenciais, além de manter a certificação Pró-Gestão no nível III, entre outras.
“Com este certificado, Nova Iguaçu é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter seu regime próprio de previdência, o que assegura melhores práticas de gestão previdenciária”, explicou Vinicius Ribeiro, que é pós-graduado em Direito Civil e Processual, já tendo trabalhado na Procuradoria do Previni.