Em uma demonstração de força política para conquistar a prefeitura de Paracambi nestas eleições, o candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) reuniu diversas autoridades políticas durante a convenção da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) na noite deste sábado (03/08), que também lançou 64 candidaturas à Câmara dos Vereadores. Ao todo, mais três mil pessoas compareceram ao evento.
Estiveram presentes o vice-governador Thiago Pampolha, o ex-governador Luiz Fernando Pezão, os deputados federais Laura Carneiro e Lindbergh Farias e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. Também enviaram mensagens de apoio autoridades como a deputada estadual Elika Takimoto, o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, a deputada federal Benedita da Silva e a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, dentre outros. Ao todo, 11 partidos apoiam a candidatura de Andrezinho.
“A convenção foi um sucesso, com um povo esperançoso com o amanhã da cidade e com uma coalizão de forças políticas muito importante para o nosso futuro. Eu tenho defendido que a gente vai precisar de muita articulação política para recuperar a Paracambi do passado e construir a Paracambi do futuro”, declarou Andrezinho ao fim do evento.
Vice-presidente estadual do MDB, partido que não compõe a chapa de Andrezinho, o vice-governador Thiago Pampolha destacou que o apoio a Andrezinho se dá porque ele “tem um compromisso com o povo de Paracambi”.
“Infelizmente, meu partido não conseguiu estar na sua coligação. Eu sou um cara partidário e tenho compromisso com meu partido, mas antes disso, eu tenho um compromisso com o povo de Paracambi e do estado do Rio de Janeiro”, afirmou o vice-governador. Ele completou seu discurso afirmando apoiar a candidatura de Andrezinho por ver o empenho do deputado estadual com a população do município.
Articulação para melhorar Paracambi
O deputado federal Lindbergh Farias afirmou que, caso eleito, Andrezinho Ceciliano pode contar com a ajuda dele em articulações com o governo federal. Além disso, durante a convenção, Lindbergh firmou compromisso público de enviar recursos para Paracambi em todos os anos de mandato.
“Nós temos muita confiança que Andrezinho fará um grande governo. É um jovem que está com vontade de mostrar trabalho, de melhorar a vida das pessoas. Ele sabe que pode contar comigo e com o presidente Lula”, acrescentou o deputado.
Já Pampolha destacou que a capacidade de articulação de Andrezinho já trouxe resultados para Paracambi, que voltou a contar com os programas Ambiente Jovem, que concede bolsas de R$ 300 para estudantes envolvidos em ações de conscientização ambiental, e o Limpa Rio, responsável pela dragagem de rios.
Andrezinho argumentou que, caso o projeto Limpa Rio estivesse em pleno funcionamento na cidade antes das enchentes de fevereiro, os estragos não seriam tão grandes. Ele prometeu dragar todos os rios da cidade nos primeiros dias de mandato para minimizar os impactos das mudanças climáticas na cidade.
“Eu não quero ver a população sofrendo com as chuvas de novo, como sofreu no início do ano. O grupo político atual já teve dois mandatos, já errou duas vezes, e não merece uma terceira chance”, criticou Andrezinho, sob aplausos da população que lotou a quadra do CIEP Garrincha Alegria do Povo, no bairro de Lages, que tem o maior número de eleitores na cidade.
Paracambi do Futuro se espelha no passado
Andrezinho defendeu que a construção da Paracambi do futuro se espelha nos bons exemplos do passado. No caso, programas e ações implementadas pelo ex-prefeito André Ceciliano, que é pai do candidato e governou a cidade entre os anos de 2001 e 2008.
“Assim como na gestão do meu pai, na minha gestão, as mães vão estar trabalhando e as crianças vão estar na creche, vão estar na Escola de Música Villa-Lobos, na Companhia de Balé, vão estar aprendendo informática no Paracambi digital. Vai ser uma cidade feita com carinho, boa gestão, tecnologia e desenvolvimento”, disse.
Ceciliano, o pai, fez um discurso emocionado, relembrando suas realizações como prefeito e os desafios das primeiras eleições que concorreu. Ele encerrou citando Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão: Veredas.
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, citou.