Recepcionados pela equipe de educadores ambientais da Cedae, 27 alunos da Escola Municipal Ary Schiavo, de Japeri, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA GUANDU), em Nova Iguaçu, na sexta-feira (14). Eles conheceram de perto as estações elevatórias e os espaços de monitoramento da chegada e saída da água.
O processo de tratamento de água e abastecimento foram alguns dos assuntos abordados da palestra do educador ambiental, Almir Vieira, que mostrou ainda a ETA por meio de uma miniatura disponível na sede da Companhia.
A horta suspensa da Cedae é um dos locais de visita mais importantes. Nela são cultivadas mudas usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. O trabalho é desenvolvido por meio do projeto Replantando Vida, um programa socioambiental que ajuda a ressocializar pessoas do sistema prisional.
Além dos trabalhos ligados à área ambiental, os participantes desempenham também atividades como obras e reparos. Eles recebem remuneração pelo serviço prestado, auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de pena pelos serviços prestados.
Visitação
A professora Caroline Nogueira de Assis Schiavo, de 48 anos, explicou a importância da visitação para os alunos. “Essa experiência impacta o cotidiano desses jovens. E o mais importante é que eles levam essa informação para casa. É muito eficiente participar de uma atividade como essa, onde se tem uma experiência prática”, declarou a educadora.
Para o aluno Hollyv Vinícius Victor Justino, de 16 anos, o passeio lhe rendeu boas fotos, conhecimento e lazer. “Na minha cabeça, este espaço era menor. Aqui é enorme e todo o processo é interessante. Aprendi muito, tirei muitas fotos e foi uma opção de lazer. Gosto muito desses passeios onde saímos para conhecer outros lugares”, falou o jovem do 9° ano.
Já Liara Lima, de 16, disse que não esperava conhecer um espaço cheio de novidades. “Vi todo o funcionamento do local que abastece a minha casa. Pude observar o cuidado que eles têm em nos fortalecer uma água de qualidade. Também visitei o espaço da horta, ambiente muito bonito, no qual quero visitar outras vezes”, descreveu.
A atividade faz parte de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade e a CEDAE.