Alunos da rede pública de Japeri visitam Estação de Tratamento de Água do Guandu

Recepcionados pela equipe de educadores ambientais da Cedae, 27 alunos da Escola Municipal Ary Schiavo, de Japeri, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA GUANDU), em Nova Iguaçu, na sexta-feira (14). Eles conheceram de perto as estações elevatórias e os espaços de monitoramento da chegada e saída da água.

O processo de tratamento de água e abastecimento foram alguns dos assuntos abordados da palestra do educador ambiental, Almir Vieira, que mostrou ainda a ETA por meio de uma miniatura disponível na sede da Companhia.

A horta suspensa da Cedae é um dos locais de visita mais importantes. Nela são cultivadas mudas usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. O trabalho é desenvolvido por meio do projeto Replantando Vida, um programa socioambiental que ajuda a ressocializar pessoas do sistema prisional.

Além dos trabalhos ligados à área ambiental, os participantes desempenham também atividades como obras e reparos. Eles recebem remuneração pelo serviço prestado, auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de pena pelos serviços prestados.

Visitação

A professora Caroline Nogueira de Assis Schiavo, de 48 anos, explicou a importância da visitação para os alunos. “Essa experiência impacta o cotidiano desses jovens. E o mais importante é que eles levam essa informação para casa. É muito eficiente participar de uma atividade como essa, onde se tem uma experiência prática”, declarou a educadora.

Para o aluno Hollyv Vinícius Victor Justino, de 16 anos, o passeio lhe rendeu boas fotos, conhecimento e lazer. “Na minha cabeça, este espaço era menor. Aqui é enorme e todo o processo é interessante. Aprendi muito, tirei muitas fotos e foi uma opção de lazer. Gosto muito desses passeios onde saímos para conhecer outros lugares”, falou o jovem do 9° ano.

Já Liara Lima, de 16, disse que não esperava conhecer um espaço cheio de novidades. “Vi todo o funcionamento do local que abastece a minha casa. Pude observar o cuidado que eles têm em nos fortalecer uma água de qualidade. Também visitei o espaço da horta, ambiente muito bonito, no qual quero visitar outras vezes”, descreveu.

A atividade faz parte de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade e a CEDAE. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *