Alunos da rede municipal de Queimados transformam escolas com a ‘Arte da imagem’

Com a imaginação e criatividade aguçadas, cerca de 360 alunos da rede municipal de ensino de Queimados, na Baixada Fluminense, estão transformando espaços que antes eram alvos de  pichações em explícitas demonstrações de arte. O projeto ‘Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente’, da Prefeitura de Queimados em parceria com a empresa Duratex e a Horizonte Comunicação e Educação, levou os estudantes de duas unidades da rede a conhecerem um pouco mais sobre o consumo consciente, técnicas de fotografia e criarem desenhos para mudar o ambiente escolar ao qual estão habituados.

Baseados em ideias dos próprios adolescentes, grafiteiros empunharam pincéis e se abasteceram de tintas coloridas para dar novas cores aos muros das Escolas Municipais Washington Manoel de Souza, no Centro, e Scintilla Exel, no Belmonte, durante esta semana. Em todo estado do Rio de Janeiro, Queimados foi a primeira e a única a receber a iniciativa, que contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Por conta da pandemia de covid-19, o projeto precisou ser readaptado para uma nova realidade. Encontros e bate-papos online foram alguns dos modelos adotados pelos professores para incentivar alunos do 6º ao 9º ano a darem asas à imaginação.

Idealizador da pintura sobre o desmatamento no Brasil, João Pedro (13), disse estar empolgado com a novidade. “O projeto foi muito legal. Nem sabia que a minha fotografia seria estampada no muro da escola. O desenho é um alerta sobre desflorestamento, pois precisamos ser mais sustentáveis em relação ao planeta”, alertou o aluno do 9º ano da E.M Profª Scintilla Exel. 

Ao todo, 13 imagens de nove unidades escolares foram apresentadas, das quais duas foram escolhidas em votação popular pela internet para serem reproduzidas nos muros das unidades. “Em nossa rede temos crianças e jovens criativos e talentosos. Agora, todo esse trabalho será exposto em um livro que aborda o projeto desenvolvido na cidade e que será distribuído pelo país. Mais uma vez a nossa educação é destaque”, afirmou a secretária municipal de Educação, Dilcelina Vasconcelos.

O prefeito da cidade, Carlos Vilela, também destacou a importância do projeto. “Estou muito orgulhoso em ver nossas crianças e jovens sendo destaques nesta iniciativa que visa conscientizá-los a respeito do consumo consciente. A partir de hoje eles serão multiplicadores em seus bairros e famílias sobre este aprendizado”, destacou o gestor.

FOTO Felipe Bragança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *