Vitoria Camilly, do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, vai cursar Engenharia Aeroespacial
Mais um grande exemplo de sucesso e inspiração na rede estadual de ensino. Vitoria Camilly Rodrigues, de 22 anos, aluna egressa do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi aprovada para cursar Engenharia Aeroespacial na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Além da bolsa de estudos conquistada, a jovem ainda aguarda a resposta de outras 19 instituições americanas de ensino, como as Universidades da Pensilvânia e Stanford.
– Estou ingressando em uma área que sempre me chamou muita atenção. Parece meio clichê, mas sempre fui apaixonada pelo céu. É uma área que me instigava muito e, cada vez mais, foi tomando conta de mim. Eu sabia que era isso que eu queria fazer. E agora estou seguindo meu sonho. É muito orgulho saber que posso chegar aonde quero com o meu conhecimento, com o que aprendi. É incrível! – destacou a estudante.
Vitoria realmente lutou muito para esta conquista. Moradora de Realengo, ela descobriu o projeto Aula Invertida, desenvolvido pelo professor Fernando Rocha, da escola nilopolitana, através de uma reportagem na televisão, e viu nesta iniciativa uma possibilidade real de conseguir seu objetivo. Após ingressar na unidade, ela se dedicou a esta ação e conseguiu diversas conquistas, incluindo a medalha de ouro na 12ª Olimpíada de Matemática, a World Mathematics Team Championship, na China. Segundo a aluna, o apoio da equipe do Marechal Zenóbio da Costa foi fundamental para sua aprovação.
– Para ingressar nas instituições americanas, não basta apenas uma prova. Você precisa ter um currículo que chame a atenção da universidade, com atividades extracurriculares e muito mais. A escola me abriu os horizontes, me fez aprender a acreditar em mim, a liderar e a buscar ser sempre melhor. E o professor Fernando é mais que um professor, ele me ajudou quando mais precisei. Um verdadeiro amigo, que levarei sempre no coração – ressaltou Vitoria.
O sucesso da estudante é motivo de orgulho e serve de inspiração para todos. Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o desempenho de Vitoria mostra como um ensino qualificado, com o apoio de toda a comunidade acadêmica, pode transformar a vida das pessoas.
– Estamos muito felizes com mais esta grande conquista da Vitoria Camilly, uma aluna da nossa rede estadual. A missão da Secretaria de Estado de Educação é encontrar mecanismos que buscam sempre oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar. É um exemplo para todos nós, provando que é possível. É muito importante termos cidadãos formados para executarem seus projetos de vida – destacou a secretária.

Para o professor Fernando Rocha, coordenador do projeto de Matemática no colégio, este resultado é fruto de um trabalho bem estruturado, que visa formar cidadãos de bem, preparados para um futuro repleto de glórias.
– É algo emocionante, mas previsível, já que sempre vi muita dedicação na trajetória dela. Ela tem capacidade para passar em qualquer processo de seleção, mas sempre a incentivei a querer mais. Nós apostamos, e ela confiou em nosso trabalho. O importante é que mais uma porta maravilhosa se abriu para uma menina que merece demais, por todo o seu empenho. Imagina agora quantos estudantes vão tê-la como exemplo e ver que é possível. Esse legado vai aumentar a esperança dos alunos de toda a rede estadual – comentou o professor.
O planejamento para a nova etapa na vida de Vitoria não para. Ela agora corre com todos os trâmites para agilizar sua ida aos EUA e ainda aguarda as respostas das outras instituições, para definir seu futuro em terras norte-americanas. E a estudante segue sonhando em trabalhar, o quanto antes, em uma agência aeroespacial, tornando essa experiência ainda mais especial.
– Eu tenho muita vontade de trabalhar em alguma agência aeroespacial. Geralmente, o pessoal fala muito da Nasa, mas eu também abro muito o olho para a ESA e para algumas empresas abertas agora e que têm transformado muito a área de inteligência artificial, de tecnologia, fazendo coisas inimagináveis. Terei muita coisa para fazer, mas estou preparada para tudo o que o futuro reserva para mim – concluiu Vitoria, com a certeza de que ainda é só o começo e de que muita coisa boa ainda está por vir.
Fotos: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ