“Baixada Fluminense no contexto da Rio + 30”. Este foi o tema central da IV Jornada Ambiental em Nova Iguaçu, que aconteceu dentro da programação do mês do Meio Ambiente. O evento, que contou com a participação de organizações da sociedade civil e diferentes instituições – entre elas a Águas do Rio, foi realizado no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), localizado no bairro Santa Rita.
“É fundamental a participação da concessionária em debates que falem sobre a preservação do meio ambiente. Seremos protagonistas nos maiores e mais importantes projetos ambientais do país: a despoluição da Baía de Guanabara e recuperação ambiental do Rio Guandu. E este protagonismo passa pela mobilização da sociedade, empresas e órgãos públicos”, pontuou Luiz Fabbriani, diretor-superintendente com atuação na Baixada Fluminense, que também destacou que “os serviços de saneamento básico são contribuições também de cuidado para a saúde, bem-estar, qualidade de vida da população”.
O secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, agradeceu a participação da concessionária e explicou que a atividade é tem como objetivo unir os diferentes setores da sociedade para uma reflexão sobre o desafio da preservação.
“Nova Iguaçu é o maior município da Baixada Fluminense. Consideramos que unir poder público, empresas, universidades, ONGs, entre outros, é de grande relevância neste momento que vivemos, abordando a necessidade de ação coletiva. O êxito na conquista da preservação depende da capacidade de pensarmos e agirmos de forma coletiva. Foi muito importante poder contar com a presença da Águas do Rio”, avaliou.