Adeus aos baldes: Japeri celebra aniversário com mais água nas torneiras

Numa casa simples, de três cômodos, Marília Januária, de 30 anos, cria os dois filhos. Mãe solo, ela se desdobra para oferecer o melhor para os pequenos de 10 e 7 anos. E nesta batalha diária, o acesso à água sempre foi uma dificuldade para a família, que mora no bairro Nova Belém, em Japeri. Por cerca de uma década, Marília enfrentou a dura rotina de caminhar por uma hora até uma comunidade vizinha atrás de água para beber e cozinhar. Os tonéis transportados em um carrinho de mão nem sempre eram suficientes, e a solução era beber água direto do Rio Guandu.

“Era uma tristeza, a gente precisava andar muito para ter água. Nem sempre conseguíamos em boa quantidade, então bebíamos a água do rio. O verão era a pior época, porque a água ficava ainda mais suja, com muito barro. As crianças tiveram infecção intestinal e diarreia. Gastei muito dinheiro com remédio. Esse ano a vida mudou, eu tenho água limpinha direto na torneira. O melhor é que ninguém mais fica doente, e o preço das contas que pago cabe no meu orçamento”, comemorou a doméstica.

No aniversário de 32 anos de Japeri, celebrado nesta sexta-feira (30/6), a Águas do Rio comemora também a mudança de vida de moradores que, assim como Marília, passaram a ter acesso à água de qualidade. Em Engenheiro Pedreira, Otaviano de Jesus, de 88 anos, e a esposa Maria de Fátima de Jesus, de 66, estão felizes com a chegada da rede de abastecimento.

“Nós ficávamos chateados por não ter água legal em casa. Não estava certo, né? Agora é uma nova etapa, vamos receber a nossa água tratada, pagar tudo direitinho e continuar economizando para não desperdiçar”, contou a dona de casa.

Já no Centro, Marleme Pinheiro vive a expectativa de receber água legal em casa. A rua onde ele mora há 45 anos está recebendo obras de extensão de rede. O aposentado de 76 anos sempre precisou da ajuda de vizinhos para abastecer as caixas d’água. “Hoje conto com a ajuda do meu sobrinho, que me empresta água de poço e, para beber e cozinhar, eu compro três galões por semana. É uma despesa grande, que está prestes a acabar”, disse, entusiasmado.

Balanço de ações na cidade

A revitalização do sistema existente e a ampliação do saneamento básico já beneficiaram mais de 72 mil japerienses. Foram realizados assentamento e substituição de redes de água, além da recuperação de bombas (boosters), elevatórias e reservatórios.

“Realizamos obras de revitalização na Estação de Bombeamento de Engenheiro Pedreira, melhorando o abastecimento do reservatório local e ampliando a capacidade de reserva em 20%”, afirmou o gerente local Leonardo Canto. Para os próximos meses, está prevista ainda a implantação de três Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT) no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *