Com quase 100 dias de manutenção preventiva, o município passou ileso pelo temporal do último fim de semana
A cidade de Paracambi enfrentou um fim de semana de fortes chuvas que atingiram toda a região Sul do Estado do Rio de Janeiro. Mesmo com o grande volume de água, o município não registrou enchentes nem alagamentos, graças ao trabalho de manutenção realizado nos últimos meses em rios, galerias pluviais, bueiros e vias públicas.
Segundo dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), apenas no último fim de semana choveu em Paracambi o equivalente a 187 milímetros — volume superior ao registrado nas enchentes de fevereiro de 2024, que deixaram cerca de 200 pessoas desabrigadas e desalojadas.

Em 2025, a gestão do prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), juntamente com a Defesa Civil Municipal, implementou uma série de medidas de prevenção a alagamentos e deslizamentos. Entre as ações estão a limpeza e manutenção de rios, redes de drenagem e bueiros, análise de risco em encostas, interdições de imóveis em áreas de vulnerabilidade e melhorias em vias públicas.
Outro destaque foi a implantação do plantão 24 horas da Defesa Civil, que se manteve em estado de alerta durante os dias de maior intensidade das chuvas. De acordo com a secretária de Defesa Civil, Ten. Cel. Ana Luz, a equipe esteve mobilizada para atender prontamente qualquer ocorrência. “A Defesa Civil segue pronta para atender a população. Em qualquer sinal de emergência, estamos disponíveis pelo telefone 199”, afirmou. Nos quatro dias consecutivos de temporal, foram registradas apenas ocorrências relacionadas a podas e quedas de árvores, atendidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

“As manutenções realizadas ao longo dos 100 primeiros dias de governo foram primordiais para manter a população segura durante as chuvas. Realizamos inúmeras ações de prevenção, além de uma reunião estratégica com todo o secretariado para preparar a cidade. Graças a Deus e ao bom planejamento, Paracambi passou ilesa”, afirmou o prefeito Andrezinho Ceciliano.
As ações contínuas de prevenção e a resposta eficiente da Defesa Civil reforçam o compromisso da gestão municipal com a segurança da população frente às mudanças climáticas e eventos extremos.