Serviços, informação, cidadania e até casamentos marcaram a ação social promovida pelo Governo do Estado, sábado (15/4), em Nova Iguaçu. Quase quatro mil pessoas foram atendidas durante o evento, que reuniu Cedae, Detran, programa estado RJ Para Todos, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab); além da Cruz Vermelha e das secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente, Educação e Saúde de Nova Iguaçu.
A ação ocorreu no CIEP 188 Mariano Flor Cavalcante, no bairro Lagoinha. Foram realizados 102 atendimentos no balcão de empregos da Setrab; 115 agendamentos no Detran; 260 exames de saúde; e aplicadas 50 vacinas contra a gripe. Também foram emitidas nove certidões de casamento e três habilitações de matrimônio; Entre os que oficializaram a união estavam o casal Luis Carlos Machado e Daniele da Silva.
A escola é próxima das obras do Novo Guandu, sistema de tratamento de água que produzirá 12 mil litros por segundo para abastecer a Baixada Fluminense. A Cedae distribuiu 400 mudas de espécies nativas da mata Atlântica, produzidas nos sete viveiros mantidos pela companhia.
“A grande presença de público mostra bem a importância de ações como esta, que levam, de forma transparente, serviços essenciais e informações sobre as obras em andamento para os moradores. Isso é fundamental para aproximar a Cedae das pessoas e ressaltar a importância do serviço prestado pela empresa. E também para mostrar que iniciativas individuais, como o respeito ao meio ambiente e o consumo consciente, contribuem para a segurança hídrica” – disse Priscila Sia, da assistência especial de serviço social da Cedae.
Moradores também tiveram acesso a serviços assistenciais, como o CadÚnico, e outros como documentação civil, banco de empregos, corte de cabelo, manicure, escovação dentária, educação ambiental e atividades lúdicas para as crianças, entre outros.
Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio