No último sábado (14), a Vila Olímpica de Mesquita foi palco para reforçar a importância da saúde do homem. Durante a ensolarada manhã, equipes da Secretaria Municipal de Saúde se mobilizaram para receber munícipes em diversos serviços, com informações, atividades interativas e abordagens de temas que se relacionam diretamente com a saúde masculina.
Através do Programa da Saúde do Homem e da Academia da Saúde, a iniciativa também foi uma forma de atrair o público para as unidades de saúde do município. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, homens ainda não buscam atendimento médico com frequência.
“Através do trabalho integrado com as equipes multidisciplinares, conseguimos desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde do homem de maneira dinâmica, criativa e descontraída. E ter eles presentes, oriundos de diferentes realidades, em uma mesma atividade em prol da sua saúde, foi um ganho para todos nós”, explica Isabela Cardoso, coordenadora da Atenção Básica de Mesquita.
Quem marcou presença teve a chance de realizar a aferição de pressão, teste de glicose, acupuntura e reiki. Também foi preparada uma sala para aqueles que desejavam atualizar a caderneta de vacinação. Uma atividade interativa foi posta em um dos murais da Vila Olímpica, para que eles pudessem relacionar adjetivos sobre o que é ser homem, pai e marido, por exemplo.
Além disso, o público ainda teve a chance de mostrar habilidades esportivas com um torneio de futsal, que contou com times formados pelas equipes das clínicas da família Banco de Areia, BNH, Walter Borges, Edson Passos e Cosmorama, além da equipe do Consultório na Rua.
“Fiquei sabendo da ação por um colega, que mandou pra mim, porque estou precisando desse trabalho. Eu estou achando ótimo, recebi informações e estou sendo muito bem orientado. Está funcionando, de 1 a 10, nota mil!”, conta Reinaldo Costa, de 64 anos.
FOTO Larissa Bispo