O Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o 1º Festival de Capoeira Raízes da Resistência.
O evento acontece em dois dias: no sábado (17/04) das 8h30 às 17h00 e no domingo (18/04) das 8h30 às 12h20. Devido a pandemia, o evento será transmitido gratuitamente pelo Facebook (somente na atividade das 09h20 de sábado) e pelo Instagram @capoeiramovies.
O fundador do Instituto Raízes da Resistência, Mestre Comprido, um dos organizadores do evento, afirma que o festival é uma oportunidade de avanço na popularização da capoeira, além de mostrar que ela atua como instrumento de inclusão.
“Durante o festival, apresentaremos as nuances da capoeira, mostrando toda sua diversificação através de oficinas, atividades para crianças, palestras e um aulão. O evento foi pensado para avançarmos ainda mais na visibilidade da capoeira, mostrando que ela é totalmente inclusiva e aberta a todas as classes sociais e idade, inclusive para pessoas com necessidades especiais”, explicou Mestre Comprido.
As oficinas oferecidas pelo festival passam pela musicalidade dentro da capoeira, como cantos e instrumentos que estabelecem a comunicação entre os capoeiristas. A oficina Kids oferecerá aulas em formato lúdico e também a de berimbau, que irá ensinar passo a passo a confecção do principal instrumento da capoeira. Uma demonstração de pirografia (arte de decorar diversos tipos de materiais como a madeira com marcas de queimadura) também faz parte da programação do festival.
Temos ainda a oficina de Capoeira Angola, que oferecerá aula teórica e prática sobre esse estilo, que é caracterizado por ser jogado de forma mais lenta e cadenciada, composta por movimentos furtivos e executado de modo rasteiro e suave. O componente principal desse estilo é a malícia.
E no quesito inclusão, o Festival vai contar com uma palestra sobre capoeira adaptada, desenvolvendo o tema para pessoas com necessidades especiais, tratando da importância da inclusão, tal como seus benefícios e dificuldades.
Presença de nomes importantes
Em um evento de capoeira não pode faltar a famosa roda, que promete ser um verdadeiro show, onde a união de todas as técnicas e movimentações serão exibidas. O 1º Festival de Capoeira Raízes da Resistência terá a presença dos mestres Nagô, Célio Gomes, Keto, Arraia e Kanoa. Também participam do evento a Aluna Vermelha e os professores Buda e Shayna, além de Kedão-KGF e Graduado Gigante.
SERVIÇO:
As atividades serão transmitidas no instagram @capoeiramovies, com exceção da abertura que será transmitida no facebook @capoeiramovies.
Sábado – 17 de abril
09h00 – Abertura do evento
09h20 – Oficina de musicalidade na capoeira (Mestre Nagô)
10h30 – Atividade para crianças (Aluna Vermelha e Prof. Buda)
12h40 – Oficina de berimbau (Kedão)
13h40 – Capoeira Angola (Mestre Célio Gomes)
14h40 – Oficina de arte, Pirografia em pandeiros e Cabaça (Graduado Gigante)
15h40 – Oficina de Maculelê (Mestre Keto)
16h20 – Oficina de Jongo (Professora Shayna)
17h00 – Encerramento
Domingo – 18 de abril
09h00 – Abertura do evento
09h20 – Aulão (Mestre Arraia)
10h20 – Roda Livre
11h20 – Palestra Capoeira adaptada (Mestre Kanoa)
11h50 – Homenagem ”Tempos que não voltam mais”
12h20 – Encerramento com samba, roda e maculelê