COLUNAS
 
A Verdade em Preto e Branco
 

Oficina sob medida para mulheres
O Detran abriu inscrições para mais uma edição do Oficina sob Medida para mulheres, que acontecerá no dia 25 de julho, em São Cristóvão (Praça Padre Seve, nº 10). Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. No curso, elas aprenderão noções básicas para identificar e consertar problemas mecânicos e elétricos simples em seus veículos. O Oficina sob Medida é gratuito e inclui três horas de aulas teórica e prática, das 13h às 16h. Para participar, as interessadas devem ter Carteira Nacional de Habilitação válida, não podem estar suspensas ou cassadas e nem ter atingido o limite de 20 pontos no somatório de infrações nos últimos 12 meses. No fim do curso, as alunas receberão um certificado. As inscrições devem ser realizadas no site do Detran (www.detran.rj.gov.br).

Emissão da carteira de identidade
Um dos serviços mais procurados do Detran Presente é a emissão de carteira de identidade. Até agora, após sete edições, já foram feitos 2.068 pedidos de emissão, nas seis cidades por onde o projeto passou. Para comemorar o dia de São Cristóvão, padroeiro do motorista, o mutirão estará em frente à igreja de São Cristóvão, na Praça Padre Seve no próximo dia 25 de julho, das 9h às 16h, e vai oferecer o serviço para a comunidade do bairro imperial e dos arredores. Para emissão da carteira de identificação, o cidadão não precisa fazer agendamento, basta ir ao Detran Presente com uma certidão original: nascimento ou casamento. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$ 36,09. Os participantes podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa com a Defensoria Pública - que estará no evento. Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade.

Salários em dia só em agosto
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estimou que o estado vai conseguir atualizar os pagamentos dos servidores em agosto deste ano. O governo estadual está negociando a venda da folha de pagamentos, o que, segundo ele, representará um “valor significativo”. “A gente espera muito atualizar os pagamentos dentro do mês de agosto. Nós temos uma operação de venda da folha de pagamento que a gente acredita vai dar um valor significativo. Acho que vai ter uma boa disputa. Então, a gente está contando com estes recursos para colocar a folha em dia, no mês de agosto”, contou depois de participar da reunião entre integrantes da área de segurança do governo federal e do governo do estado no Palácio do Planalto, com o presidente Michel Temer. Em crise, o governo do Rio de Janeiro vem pagando os salários dos servidores estaduais ativos e inativos com atraso. No último dia 12, o governo quitou as últimas parcelas da folha de abril. No processo de venda mencionado por Pezão, os bancos interessados em serem responsáveis pelas folhas de pagamentos de salários e outros benefícios de servidores pagam um valor ao governo do estado, em geral um percentual da folha.

Atendimento odontológico no SUS
O governo federal anunciou ontem (20) o investimento de R$ 344,3 milhões para ampliar o atendimento em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão usados para credenciar 34 unidades odontológicas móveis que atendem pacientes em regiões de difícil acesso e adquirir 10 mil cadeiras odontológicas e equipamentos com raio-X para os postos de saúde. As medidas incluem ainda a contratação de 2.299 equipes especializadas em saúde bucal. Parte dos recursos para a compra de equipamentos serão repassados do Fundo Nacional de Saúde e as unidades móveis serão instaladas por meio de financiamento feito pelo Ministério da Saúde.

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
   
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados