RIO
 
Faetec realiza semana de comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
 

Teve música, exposição, sessão de cinema, diversão e muito aprendizado para alunos da Faetec Favo de Mel na Semana do Dia Internacional da Síndrome de Down – celebrado em 21 de março. Na agenda de atividades, os estudantes participaram até de programa de televisão. Uma visita guiada ao Palácio Guanabara ontem (22) encerrou o calendário de eventos em comemoração à data.

“Esta é mais uma importante semana para propormos a reflexão sobre a Síndrome de Down na sociedade, inclusive, com a quebra de ‘tabus’. Estão sendo realizadas atividades lúdicas e interativas que valorizam as vocações dos alunos atendidos pela Rede”, explica Gilson Rodrigues, vice-presidente administrativo da Faetec.
A programação da semana começou na segunda-feira (18), com a realização de um fórum para a eleição dos alunos representantes no Comitê do Conselho Escolar. Já na terça-feira (19), foram promovidas oficinas com as famílias para que discutissem o tema “Sexualidade e a pessoa jovem e adulta com DI”.
Desvendar mitos e verdades sobre a Síndrome de Down esteve entre as atividades mais importantes. Os alunos se apresentaram em vários departamentos da Faetec, mostrando que sua condição não é um impedimento na realização de qualquer serviço e que eles levam uma rotina comum dentro e fora das salas de aula.
“Trabalho, estudo e ainda arrumo casa – compartilha Débora Camila de Souza com servidores da Fundação ao falar sobre sua rotina. – Adoro sair, viajar com a família e ir pra balada. Fiz curso um de Hotelaria e hoje trabalho com Buffet. Meu sonho é ser advogada; e digo que isso não vai demorar muito, pois já estou estudando para que aconteça logo”, completa.
A projeção de um filme sobre o tema e a montagem da Exposição Permanente “Mitos e Verdades sobre a Síndrome de Down” animaram a quarta-feira (20) dos estudantes da Favo de Mel. Uma das mães que participavam da atividade contou como inicialmente teve dificuldade em aceitar condição do filho.
“Eu era uma mãe inconformada até minha vizinha me indicar a Faetec. Não acreditava que haveria alguma mudança na vida do meu filho. Hoje, meu pensamento está totalmente modificado, sou uma pessoa mais aberta a entender a condição dele. É uma criança feliz e inteligentíssima. Faz tudo dentro em casa, trabalha como jovem aprendiz e ainda passeia com os amigos. Agradeço a Favo de mel pelas oportunidades que deu ao meu menino”, conta Maria das Graças, responsável pelo aluno Rodrigo.
Participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”
E, quando a semana já estava quase completa de atividades, mais uma surpresa: os alunos realizaram o sonho de ir ao programa “Encontro com a Fátima Bernardes” e conhecer a apresentadora. O desejo foi atendido na manhã dessa quinta-feira, data que marca a luta pela inclusão das pessoas com três cromossomos 21.
“Fique emocionado com tanta força de vontade e tantos sonhos sendo conquistados por nossos alunos. A rede de ensino Faetec está à disposição de todos os jovens que querem aprender, crescer e ter uma profissão. Relatos emocionantes como de Debora, que sonha ser uma advogada, nos empolga e mostra que nosso futuro só avança”, destaca Fernando Marinho, presidente da Faetec.
Desde 2013, a Favo de Mel vem desenvolvendo um trabalho de inclusão laboral com resultados significativos para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com a oferta de cursos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Cozinha e Reprografia, dezenas de estudantes trabalharam em empresas públicas e privadas.
“Trabalho em São Cristóvão tirando copia de documento e meu sonho é trabalhar no fórum. Adoro fazer serviços de casa e, nos meus tempos vagos, ajudo a cuidar do meu sobrinho que é bem levado. Tenho uma vida bem agitada, mas isso não me atrapalha, ao contrario, eu fico feliz em mostrar que eu sou igual a todos”, afirma a estudante Priscila da Silva Freitas.

 

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
 
» Artigos: Jayme Soares
 
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados