RIO
 
Olimpíada do Conhecimento 2019: definidos os vencedores da fase estadual
 

Chegou ao fim a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. De um total de 350 alunos competidores em 15 ocupações profissionais, de todas as 27 unidades da Firjan SENAI, foram classificados 65 para a etapa estadual da Olimpíada e desses 45 foram escolhidos como os melhores do estado do Rio. Os vencedores foram premiados em 19/07. Para chegar ao estadual, os estudantes passaram pelas fases escolar e regional. Agora, os melhores avaliados dessa etapa poderão passar por um processo de desenvolvimento e ampliação das competências profissionais e podem vir a representar a Firjan SENAI na Seletiva WorldSkills (nacional), que permite aos competidores chegarem ao WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo.
Rafael de Lima, do Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, em Benfica, conquistou o primeiro lugar na categoria Instrumentação. Para ele, a oportunidade vai além de poder representar o Brasil no mundial: "As empresas do Rio já nos olham de forma diferente, pois sabem que nos destacamos em um processo com muitos filtros. Já estamos no radar delas".
Mariane Caetano, estudante de Logística da Firjan SENAI Macaé, também enxerga as mesmas oportunidades. "Além do mercado, todo esse processo de aprendizagem fez me conhecer melhor. Além disso, descobri que posso agregar conhecimentos de outros cursos à minha área", disse a estudante, que conquistou a 2ª colocação em Logística.
Léo Rodrigues, ex-aluno de joalheria da Firjan SENAI e campeão da WorldSkills em 2015, alertou os competidores de que o caminho é árduo, mas a recompensa vale a pena. "Depois de muitas renúncias e tempo me dedicando à Olimpíada, hoje sou empresário e consultor internacional. Vocês conseguem entender o orgulho que sinto ao ser respeitado e chamado para compartilhar minha experiência entre as maiores joalherias do mundo? Isso só foi possível com todo esse apoio que a Firjan SENAI nos dá", contou.
Por sua vez, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, orientou os alunos a se dedicarem ao máximo a essa oportunidade: "O processo de educação deve ser contínuo durante toda a vida. No mundo ágil de hoje, ficar sem se atualizar pode lhes tornar obsoleto em três anos".
Entenda
A competição é composta de cinco etapas: escolar, regional, estadual, seletiva para a WorldSkills (antiga fase nacional) e WorldSkills (mundial). Em cada uma delas, os alunos realizaram provas nas quais precisaram mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para superar desafios em sua área de formação, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade requeridos pelo mercado de trabalho.
As 15 ocupações profissionais que integram esta edição estão alinhadas com a demanda do mercado industrial do estado do Rio e com o histórico da formação profissional da Firjan SENAI nos últimos anos. São elas: Comunicação visual, Costureiro industrial do vestuário, Modelista, Construção em alvenaria, Eletricidade predial, Eletricidade industrial, Construção em estruturas metálicas, Mecânica de usinagem, Mecânica de manutenção, Soldagem ER, Soldagem MAG, Logística, Caldeiraria, Instrumentação e Panificação. Para participar, o estudante não pode ter mais de 21 anos em 2020.
Além disso, a Olimpíada do Conhecimento é mais um importante instrumento de avaliação das ações educativas da Firjan SENAI. "Aperfeiçoamos os processos envolvidos na formação profissional, relacionados aos planos de cursos, infraestrutura, capacitação de instrutores, situações de aprendizagem e sistemática de avaliação, objetivando garantir uma formação em nível de excelência", explica Edson Melo, gerente de Educação Profissional da federação.
Em agosto, acontece a WorldSkills 2019, na Rússia, com os alunos que começaram a competir a seletiva em 2017. Desde então, eles vêm se preparando para a competição mundial. Compõem o time Brasil dois alunos da Firjan SENAI, um em Soldagem e outro em Joalheria.

 

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
 
» Artigos: Jayme Soares
 
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados