ESPECIAIS
 
"Ninguém ficará impune diante dos olhos de Deus"

Cláudia Maria

 

Quem conheceu Manuel Almeida, o Manuelzinho, conhece bem essa frase. Ele costumava dizer isso quando tinha conhecimento de alguma injustiça, coisa que ele não tolerava. Homem plural, de grandes idéias, visionário e sonhador às vezes. Dedicou sua vida è informação e nem sempre foi bem recebido e teve o trabalho reconhecido, assim como tantos de nós que militamos no mesmo ofício. Tinha seus defeitos como qualquer mortal mas sabia reconhecer os erros e pedir desculpas, coisa rara entre nós e mais rara ainda no meio em que vivemos.

Conheci Manoel Almeida trabalhando no Jornal de Hoje e me tornei amiga do Manoelzinho em um tempo recorde. Não era difícil se tornar amiga da figura que era nosso amigo. Suas histórias encantaram a então iniciante (foca como chamamos) no jornalismo. Gostava de ouvir ele contar como eram as coisas na Última Hora ou como conhecia trabalhar para os dois jornais rivais ( O Globo e Última Hora) ao mesmo tempo. Gostava da versatilidade do baixinho que, mesmo esquentado, dava boas gargalhadas da vida.

Uma vez pensamos em escrever um livro sobre suas histórias, como iria interessar aos jornalistas iniciantes e experientes, mas não deu tempo. Não temos tempo, nunca temos tempo. Corremos feitos loucos para informar aos outros o que só nós sabemos e, muitas vezes, esquecemos de olhar mais de perto o nosso camarada, dar um abraço, dizer o quanto nos sentimos bem em sua companhia. Com o Manuel pude fazer isso algumas vezes, não tantas como queria, mas demos boas gargalhadas juntos e também choramos juntos algumas vezes, o que nos faz amigos de verdade.

Manoel não era homem de cerimônias nem tampouco de rapapés, como ele costumava dizer. Quando estava zangado, quando estava triste, enfezado, a gente sempre podia reverter o caso contando alguma história do passado ou falando mal de algum político da vez. Era o que sempre nos norteava: os políticos passam e a gente fica, com nossa história , nosso caráter, nossa militância em contar histórias da vida real. Manoelzinho subiu para o último andar (outra frase dele) mas seus ensinamentos vão ficar. "Ninguém ficará impune diante dos olhos de Deus". Até lá, amigo!

 

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
   
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados