Artigo
 
 
 

Segurança Pública: Tens feito a sua parte?

Por Jayme Soares

O tratamento dispensado pelos Governos Federal e Estadual a região da Baixada Fluminense - isso inclui a nossa querida Nova Iguaçu - no que tange segurança pública e oportunidades para a nossa gente é, historicamente, aquém do que esperam os seus mais de quatro milhões de habitantes. Acomodar-se na zona do “sempre foi assim” não será nunca o melhor caminho.
A segurança pública que desejamos para a nossa região via muito além do “tiro, porrada e bomba” desta guerra insana que sacrifica a todos nós. Passa por uma mudança de mentalidade onde o cidadão precisa enxergar-se dentro dos processos decisórios e se fazer presente ativamente afinal, como já dizia um amigo, podemos comparar nossa vida a um jogo de futebol: Quem se mexe em campo tem maior condição de ter a bola nos pés e marcar o gol.
Parte desta participação popular terá um espelho em 2018: As eleições vem aí para que possamos escolher nossos representantes nos cargos de Presidente, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. E aí eu pergunto: Você se sente representado? Antes de falar que “Todo político não presta”, lembre-se de que ele não brota do chão. Nós os escolhemos e os colocamos lá para nos representar, logo, você já tem participação e, ou não quer assumir a responsabilidade ou ainda não atentou para a importância que tem neste momento tão singular e decisivo.
A prioridade em sair do campo do “Não quero votar em ninguém” para o campo do “Vou me dar Ao trabalho de pesquisar em quem votarei” é tão importante quanto as famílias retomarem o seu papel - e não repassarem suas responsabilidades para o Estado Brasileiro apenas - de cuidadoras e orientadoras da juventude, tão importante quanto as Instituições de Ensino e Religiosas além dos Governos e Empresariado local buscarem trabalhar uma cultura de paz e oportunidades que perpasse por mais qualificação e empregabilidade dando aos nossos jovens, chance de sucesso, para que possamos pensar em gerações com valores morais mais elevados.
Pense na sua participação também como agente fomentador deste e outros debates. Você conhece os Conselhos Municipais da sua cidade? Fóruns de discussão? Entenda nobre amigo, se você se ausentar do direito / dever de votar e de pensar a cidade e a nossa região, outros não se ausentarão. Correremos sério risco de nos mantermos naquele “sempre foi assim” que não faz com que avancemos. A culpa também será sua.

Jayme Soares é presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania de Nova Iguaçu.

 

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
   
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados