COSTA VERDE
 
Mangaratiba será contemplada com duas bibliotecas do projeto Alegria de Ler
 

Mangaratiba será contemplada com duas bibliotecas recheadas de obras que ampliará mentes e desenvolverá a criatividade. A iniciativa faz parte do projeto “Alegria de Ler” do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. Elas serão instaladas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itacuruçá e Praia do Saco. O primeiro passo foi dado semana passada com a realização de um encontor. O encontro contou com a participação dos secretários de Educação e Assistência Social, respectivamente, Mônica dos Santos Gomes Brito e Leandro de Paula.
Logo pela manhã aconteceu um “Workshop Motivacional para Gestores Públicos”, no CRAS Itacuruçá, ministrado pela presidente do Instituto Oldemburg, Cristina Oldemburg. O projeto foi apresentado às coordenadoras de cada CRAS e funcionárias que atuarão nas bibliotecas. Cada unidade receberá uma biblioteca com mil livros, de conteúdo diversificado, que estarão à disposição e assistidos pelos CRAS e moradores de suas comunidades.
A secretária de Educação comemorou a parceria. “Estamos atentos a tudo que possa contribuir para o nosso município. Poder oferecer esse benefício sem custo algum para a prefeitura é de grande importância. Estamos passando por uma crise, então a solução é não se acomodar e correr atrás das parcerias”, assegura Mônica. Leandro também ficou muito entusiasmado. “Somos incentivadores da leitura, e essa parceria só vem rechear os nossos projetos. As bibliotecas são ferramentas essenciais para o desenvolvimento intelectual”.
“Queremos criar a oportunidade de desenvolvimento de polos culturais nas unidades contempladas, com boas ações de leitura para todas as faixas etárias, que normalmente não têm acesso ao livro. Esse é um trabalho de responsabilidade social muito importante dentro dos espaços”, frisou a presidente do Instituto, Cristina Oldemburg.
As bibliotecas receberão o nome de “Graciliano Ramos”, em homenagem ao seu livro “Vidas Secas”, que completa 80 anos em 2018, homenageando, também, o escritor “Altair Martins”, autor do livro “Enquanto Água”. A homenagem aos dois escritores tem como foco fazer um paralelo entre a realidade da seca no Nordeste e a abundância da água no Sul do Brasil (Graciliano Ramos é nordestino e Altair Martins sulista), oferecendo o tema para ser debatido nas salas de leitura.
O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento já implantou 850 bibliotecas em todo o Brasil através do projeto “Alegria de Ler”, que segue democratizando o acesso ao livro, incentivando a leitura e promovendo a integração entre leitores e as comunidades das unidades onde é instalado. O patrocínio pode ser realizado por intermédio de empresas interessadas em participar do projeto e que tenham seu cálculo de imposto de renda baseado no lucro real, podendo deduzir 100% do valor investido em até 4% do imposto de renda devido.

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
   
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados