BAIXADA
 
MPF propõe ação para garantir a proteção da REBIO do Tinguá contra atividades da CEDAE na unidade
 

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, contra a Companhia Estadual de Águas e Esgostos (CEDAE), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). A ação pede o licenciamento corretivo da captação de água desenvolvida pela CEDAE na unidade de conservação de proteção integral Reserva Biológica (REBIO) do Tinguá, a estipulação de medidas de compensatórias pela utilização da reserva e a reparação de danos ambientais gerados a partir da operação na reserva.
O MPF apurou, a partir da análise do Inquérito Civil Público (1.30.017.000148/2010-51), que a CEDAE realiza sem qualquer licenciamento a captação de água na Reserva Biológica do Tinguá, uma unidade de conservação de proteção integral - em relação à qual não é cabível a intervenção humana. Além disso, a empresa do Estado não tem aprovação do ICMBIO para a instalação da rede de abastecimento de água na REBIO e nem efetua qualquer medida compensatória para a proteção e implementação da unidade.
A ação requer, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, que o ICMBIO e o IBAMA adotem providências necessárias para finalizar, no prazo de 120 dias, processo de licenciamento corretivo da atividade exercida pela CEDAE, como regra transitória para o funcionamento
da atividade na REBIO. O ICMBIO e o IBAMA também devem estabelecer, no prazo de 30 dias, regras de autorização e funcionamento da atividade da CEDAE, com base na legislação em vigor, a serem adotadas enquanto o licenciamento não é finalizado.
Além disso, a ação requer que a CEDAE apresente todos os documentos exigidos pelos órgãos ambientais no prazo de 120 dias. E também, que se abstenha de qualquer intervenção na unidade de conservação Reserva Biológica do Tinguá, sem autorização do ICMBIO.

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
   
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados