BAIXADA
 
Espaço da Terceira Idade tem aulas de hidroginástica com piscina aquecida
 

Melhorar a circulação, aliviar dores, abrir os poros da pele e diminuir a pressão arterial, além de oferecer mais conforto. Esses benefícios que uma piscina aquecida traz para a saúde agora fazem parte do dia a dia dos cerca de 400 idosos que participam da aula de hidroginástica no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) da Prefeitura de Nova Iguaçu. A piscina ganhou na última quarta-feira (22), um novo aquecedor. A temperatura da água, que era de 24 graus e passou para 32, foi motivo de comemoração para os idosos que frequentam o local. "É a minha oitava aula e com a água quentinha não dá mais vontade de sair da piscina. Agora não há mais desculpas para faltar à aula", disse o pintor Sidnei Alves do Nascimento, de 64 anos.
O novo aparelho, com sistema de aquecimento a gás, recebe a água na temperatura natural e faz uma circulação, deixando-a morna. O aquecedor é de titânio e não corrói.
"O aquecedor vai mexer com a autoestima deles e vai ajudar na melhora da condição física e emocional. Vamos notar a diferença nas aulas com água aquecida", afirmou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros. Para a fisioterapeuta e professora de hidroginástica do Esmuti, Luana Rocha Gomes, a água aquecida tem benefícios terapêuticos. "Diminui a dor, melhora a circulação e provoca relaxamento muscular. Muitos sofrem com atrites, artroses e hérnia de disco, mas a água aquecida dá um alívio grande no momento do exercício", explicou Luana.
A massoterapeuta Valdileia Pereira Silva, 63, começou a aula há um ano e se queixava das doenças, como artrose e artrite. Com a hidroginástica e a água da piscina aquecida, ela acredita que as dores vão diminuir bastante. "Troquei os remédios pelas atividades físicas e nunca mais tive dor. A sensação é de alívio com a água morna. O idoso está sendo valorizado com esse simples gesto", comemorou.
Diretor do Esmuti, Carlos Alexandre da Costa, acredita que com a chegada do novo aquecedor, a procura pelas aulas de hidroginástica vai aumentar. "Não queríamos consertar, mas sim comprar um novo aquecedor. O antigo foi comprado em 2004. Esse aquecedor é moderno e vai atrair mais gente para a piscina", comentou.
As aulas de hidroginástica acontecem de segunda à sexta-feira em vários horários. Para participar das oficinas do Esmuti, basta residir em Nova Iguaçu e ter mais de 60 anos de idade. O espaço ainda oferece roda de conversa, contação de história, teatro, oficinas de língua japonesa e inglesa, origami, dança de salão e zumba, entre outros.
O Esmuti fica na Avenida Luiz de Matos, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu.

 

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
 
» Artigos: Jayme Soares
 
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados