BAIXADA
 
UFRRJ inicia o levantamento do Inventário turístico de Japeri
 

Alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) estarão nos dias 25 e 26 de abril em Japeri para realizar o levantamento das potencialidades turísticas e culturais do município. O inventário turístico, que vai fazer parte do projeto Baixada Verde, será elaborado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER).
Os detalhes do estudo de campo foram analisados no encontro desta segunda-feira (16), com a participação das professoras Isabela Fogaça e Teresa Mendonça, da UFRRJ; Josilene Satyro, da coordenadoria de Política de Turismo de Japeri, além dos secretários municipais José Célio de Araújo, o Celinho, de Esporte, Turismo e Lazer; Marco Arruda, de Cultura; e Vinícius de Oliveira Araújo, de Urbanismo e Habitação.
"Este levantamento é uma das pautas do Baixada Verde. O inventário é uma exigência do Ministério do Turismo para fomento da atividade na região e para possíveis repasses no futuro. Contamos com esta parceria importante da UFRRJ na elaboração, do projeto, que tem total apoio do prefeito Carlos Moraes", destacou José Célio.
De acordo com Josilene Satyro, o inventário não terá somente toda a oferta turística e cultural, entre atrativos naturais e artificiais, como também serviços, como bares, restaurantes, pousadas, entre outros equipamentos existentes no município.
"Japeri precisa de melhor infraestrutura hoteleira, de comunicação e de transporte, mas o município tem grande potencial turístico. O inventário, que após elaboração deverá estar disponível na internet, trará maior visibilidade e notoriedade para o município na área de turismo", explicou Josilene Satyro.
O inventário turístico é uma das ações do Plano Estratégico Baixada Verde, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SeTur) em parceria com o Sebrae/RJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O Plano Estratégico foi elaborado com o objetivo de embasar ações para o desenvolvimento do turismo sustentável na Baixada Verde, formada pelos municípios de Japeri, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica.
A demanda de estruturação do segmento surgiu depois que a Secretaria de Estado de Turismo instituiu como denominação turística da região o termo Baixada Verde, fazendo jus ao fato de que um terço da área verde da região metropolitana do Estado ficar na Baixada Fluminense. O termo Baixada Verde será incluído nos guias turísticos oficiais do Estado, como materiais impressos e digitais.
Japeri possui como atrações turísticas a rampa para a prática de voo livre, no Pico da Coragem; o Rio Guandu, utilizado para a prática de canoagem, o campo de golfe, o morro da Pedra Lisa, a antiga estação ferroviária de Japeri, entre outros equipamentos.

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
 
» Artigos: Jayme Soares
 
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados