BAIXADA
 
Médicos da Atenção Básica participam de curso gratuito no Cisbaf
 

Identificar os primeiros sinais e sintomas das doenças do coração. Esse foi o principal objetivo da capacitação promovida pelo Cisbaf, através do Núcleo de Educação Permanente, para médicos da Estratégia de Saúde da Família dos municípios da Baixada Fluminense. O curso, realizado no dia 19, na sede do consórcio, faz parte de uma ampla programação a ser realizada ao longo do ano.
Adotando uma abordagem simples e ilustrando a apresentação citando casos comuns nas unidades básicas de saúde, a coordenadora do NEP Baixada, Dra. Sonia Zimbaro, conduziu a aula promovendo também a interação dos profissionais, solicitados a responder o tipo de conduta médica mais apropriada para as situações exibidas.
– Nosso intuito é atualizar, ampliar o conhecimento e fazê-los refletir sobre as questões que se apresentam no dia a dia da unidade. Esses médicos não são especialistas, mas sabemos que a maioria dos casos pode ser resolvida na atenção básica e, através das capacitações, mostramos para eles as ferramentas, os conceitos técnicos básicos fundamentais que viabilizem a análise, o diagnóstico rápido e o acompanhamento do paciente, evitando, dessa maneira, o encaminhando desnecessário ao especialista ou o agravamento do quadro de saúde – enfatiza Zimbaro.
Abel Fernández Giralt é médico da equipe da ESF – Estratégia Saúde da Família do PSF Jacutinga, em Mesquita. Ele acredita que, “como a medicina é um processo dinâmico”, o conhecimento permanente é fundamental. Ele atua na ESF há dois anos, e avalia o curso com especialistas como uma possibilidade de ampliar o aprendizado, pois melhora o seu trabalho, a parte técnica terapêutica e as condutas adotadas. “Esse é um espaço que enriquece a experiência individual, e aperfeiçoa a parte técnica e prática”, conclui.
A médica do PSF Vila Nova, em São João de Meriti, Alessandra Silva de Souza, participa pela primeira vez de um curso no Cisbaf e ficou bastante satisfeita. “A capacitação nos atualiza sobre novos procedimentos, medicamentos e procedimentos que venham ajudar na assistência à população. Gostei bastante desse curso e pretendo participar dos demais ao longo do ano porque para mim a atenção básica é importantíssima. É na atenção básica que o médico tem a chance de identificar doenças e evitar a sua complicação.”
Para a médica Michelle Maria Caroline, da Unidade Delamare, em Japeri, os cursos promovidos pelo NEP/Cisbaf são tão importantes que é o terceiro a se inscrever. Ela acredita que os cursos fortalecem a atuação dos médicos na ponta do atendimento. E acrescenta que as informações técnicas recebidas, norteiam os procedimentos e dão maior segurança ao profissional no momento de orientar o paciente.

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Bahia, 529 - Nova Iguaçu - Cep.: 26282-010
   
FUNDADOR: Manoel Batista de Almeida
 
» Artigos: Jayme Soares
 
Diretor Comercial: Marcelo de Souza Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle de Souza Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados